X
X

Buscar

Câmara aprova projeto para implantação de estacionamento rotativo pago em Joinville

Ainda não há prazo para implementação do novo sistema

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou, na última terça-feira, 4, o projeto que autoriza a implantação de estacionamento rotativo pago em vias públicas da cidade. Apesar da aprovação, ainda não há prazo para o início do novo sistema, já que será necessário realizar uma licitação para contratar a empresa responsável pela gestão do serviço.

A proposta, encaminhada pelo prefeito Adriano Silva (Novo) no ano passado, prevê a concessão do estacionamento rotativo à iniciativa privada por até 20 anos. Na justificativa enviada aos vereadores, o prefeito argumentou que a administração direta do sistema pela Prefeitura seria “operacionalmente inviável”, por exigir uma estrutura que o município não possui atualmente.

De acordo com o texto aprovado, a concessionária deverá pagar uma outorga fixa inicial e/ou mensal. A remuneração da empresa virá da cobrança das tarifas dos usuários e de eventuais receitas complementares. O valor inicial da tarifa será definido conforme a proposta vencedora da licitação.

A regulamentação da lei será feita por meio de decreto municipal, que estabelecerá as zonas de cobrança, horários, valores e a forma de operação do sistema.

Veículos oficiais, de emergência (como ambulâncias), diplomáticos e de serviços públicos essenciais estarão isentos do pagamento, desde que devidamente identificados e credenciados. Bicicletas também não pagarão tarifa.

Leia também:

1. Joinville sobe em ranking de cidades mais seguras do país com mais de 500 mil habitantes
2. Agentes de trânsito de Joinville passam a utilizar câmeras corporais
3. Estudantes do Colégio PM de Joinville são campeões da Jornada de Foguetes
4. Prefeitura de Joinville abre cadastro para voluntários na campanha de combate à pichação
5. Trecho de rua no Centro de Joinville será interditado durante a noite para recapeamento asfáltico


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: