Câmara busca soluções para prédio histórico abandonado no Centro de Joinville
Imóvel é tombado pelo patrimônio histórico municipal
Imóvel é tombado pelo patrimônio histórico municipal
O prédio localizado na rua Jerônimo Coelho, esquina com a rua Rio Branco, no Centro de Joinville, está abandonado e tem sido alvo de invasões por pessoas em situação de rua, segundo a Comissão de Proteção Civil. O imóvel, que fica ao lado do INSS, é tombado pelo patrimônio histórico municipal.
Durante reunião da comissão nesta terça-feira, 16, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabio Jovita, informou que o prédio está na lista de bens em estado de abandono e que o proprietário já foi notificado.
Por se tratar de patrimônio tombado, qualquer intervenção depende da aprovação da Comissão Municipal do Patrimônio Histórico (Conphan), e um processo nesse sentido já está em tramitação. Jovita também disse que há negociações para a instalação de um gradil temporário no local.
O representante da Guarda Municipal, Gabriel Colin, sugeriu medidas emergenciais de segurança, como limpeza do imóvel, escoramento das paredes e instalação de um gradil reforçado. Ele destacou, porém, que a responsabilidade pelo monitoramento continua sendo do proprietário, já que se trata de um bem privado.
O secretário municipal de Cultura, Guilherme Gassenferth, descartou a possibilidade de demolição. Segundo ele, os proprietários do imóvel, João e Patrícia, são favoráveis à restauração, e uma proposta de reforma anterior foi rejeitada por apresentar riscos ao patrimônio. Gassenferth afirmou que a secretaria está aberta a um novo projeto de restauração.
A comissão ainda informou que um cronograma de ações para o prédio deve ser apresentado ainda nesta semana.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: