Mauro Artur Schlieck/CVJ
Câmara de Joinville cobra funcionamento de CEI na Vila Cubatão ainda neste mês
Projetado para receber até 380 crianças, unidade foi construída na área de um condomínio de casas populares e entregue em março
O funcionamento do Centro de Educação Infantil (CEI) Iramar João Viana, na Vila Cubatão, Zona Norte de Joinville, voltou a ser cobrado nesta terça-feira, 7, por vereadores da Comissão de Educação da Câmara de Joinville, que visitaram o local há quase um mês.
Projetado para receber cerca de 380 crianças de quatro meses a seis anos, o CEI foi construído na área de um condomínio de casas populares entregue pela prefeitura no aniversário da cidade, em março.
Desde então, moradores que já ocuparam as casas, esperam a abertura da unidade. “O que a gente quer é que essa grande obra comece a funcionar, há uma expectativa da comunidade”, disse o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), que solicitou a fiscalização ao CEI, “muitas pessoas que levam seus filhos em CEIs de outros bairros nos cobram”. A vereadora Vanessa da Rosa (PT) também visitou a obra, no início de setembro.
Sem representantes
O motivo do atraso foi um entrave na documentação da Associação Brasileira de Cultura, Desporto e Educação (ABCD da Educação) junto à Prefeitura de Joinville. Desde maio, eles já têm CNPJ apto à abertura da unidade, mas, como o prédio ainda não tinha numeração, as licenças atrasaram – em setembro, o processo burocrático foi finalizado.
O processo de seleção e contratação de professores começou em setembro, disse o gestor da organização aos vereadores na visita do mês passado.
Na época, ele informou, que assim que fosse feito o primeiro repasse da prefeitura, a mobília seria comprada.
O representante da organização social responsável pelo centro, a ABCD da Educação, prometeu, na visita da comissão ao CEI, abri-lo aos alunos até 15 de outubro. Na reunião da comissão presidida por Lucas Souza (Republicanos) desta terça, no entanto, a entidade não enviou representantes para atualizar a situação.
Segundo servidores da Secretaria Municipal da Educação ouvidos pelos vereadores, já foram solucionados os entraves burocráticos que estavam impedindo o funcionamento do centro, e a diretora já foi selecionada. A expectativa ainda é abrir até outubro, e 45 crianças já foram matriculadas. O cadastro segue aberto para alunos de até 3 anos.
Leia também:
1. 85ª Festa das Flores de Joinville acontece em novembro; veja programação
2. VÍDEO – Cerca de 60 bois e vacas são resgatados de maus-tratos em Joinville
3. Ressaca danifica trecho do novo calçadão da Orla da Enseada, em São Francisco do Sul
4. Serra Dona Francisca, em Joinville, terá trânsito bloqueado para obras nesta semana
5. Tupy alerta sobre golpe envolvendo falsos processos seletivos
Assista agora mesmo!
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: