Câmara de Joinville vai discutir situação de lares de idosos em audiência pública
Encontro acontece na segunda-feira, 1º
Encontro acontece na segunda-feira, 1º
A Câmara de Vereadores recebe na segunda-feira, 1º, às 14h, uma audiência pública para tratar das irregularidades e arbitrariedades nas fiscalizações das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em Joinville.
A reunião foi articulada pelo deputado federal Zé Trovão (PL-SC) e o vereador Brandel Junior (PL).
O encontro vai reunir autoridades, gestores e representantes da sociedade civil. A audiência contará com a participação do presidente da Federação das ILPIs do Brasil (FedILPIs), Sérgio Oliveira, e do médico Marcos Lopes, que levarão a defesa das ILPIs e da população idosa. Também foram convidados representantes da Promotoria do Idoso, Vigilância Sanitária, Conselhos de Classe, Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura de Joinville.
“Não aceitaremos que instituições que cuidam de quem mais precisa sejam tratadas com descaso ou perseguição. Nosso compromisso é com a verdade, com a proteção do idoso e com o fortalecimento das ILPIs como espaços de cuidado e respeito”, disse o deputado.
A audiência é aberta ao público e poderá ser acompanhada presencialmente ou ao vivo pelo YouTube.
No começo de julho, a 12ª Promotoria de Justiça, pela Vigilância Sanitária Municipal de Joinville e pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (Comdi) interditou ILPIs que trabalham de forma clandestina em Joinville.
Eles encontraram camas amontoadas, falta de infraestrutura e pessoal, superlotação, idosos adoentados e em condição de maus-tratos.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: