Câmara debate aumento de prazo para auditoria independente do Ipreville nesta quarta-feira
Cálculo está sendo realizado para verificar necessidade da reforma da previdência dos servidores
Com o prazo inicial de 30 dias para realizar a auditoria independente do Ipreville, a empresa contratada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville e Região (Sinsej) pediu mais tempo para concluir os cálculos. A entrega estava prevista para esta terça-feira, 13, mas poderá ser alterada para 7 de agosto. O pedido de prorrogação da entrega será debatido em reunião na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 14.
De acordo com o Sinsej, a empresa contratada Gestor Um Consultoria Atuaria solicitou um prazo maior para conclusão da auditoria porque, a princípio, muitos dos dados previdenciários analisados apresentam inconsistências.
A realização da autoria independente foi proposta pelo sindicato, que está custeando o serviço, e aprovada pela Câmara de Vereadores, para verificar o déficit atuarial do Ipreville. De acordo com a Prefeitura de Joinville, a reforma da previdência dos servidores públicos é necessária por conta deste déficit, que pode comprometer o pagamento das aposentadorias futuras.
Saiba mais:
– Auditoria independente do Ipreville tem 30 dias para apresentar relatório na Câmara
– Entenda o que é o déficit atuarial discutido na Reforma da Previdência dos Servidores de Joinville
– Servidores se manifestam em audiência pública sobre reforma do Ipreville
Preocupado com a tramitação do projeto, que foi paralisada durante a realização da auditoria, o prefeito Adriano Silva (Novo) afirmou que a prorrogação do prazo prejudica o avanço das discussões. Isso porque o político defende que a reforma seja realizada o quanto antes para garantir economias ao município.
“Este atraso na entrega do relatório, alterando a data indicada inicialmente, prejudica o andamento dos projetos. Em nível nacional, a Reforma da Previdência está aprovada desde 2019, Joinville não pode deixar de avançar”, conclui o prefeito.
Quando o prazo para realização da auditoria independente foi definido na Câmara, o presidente da Comissão de Finanças, Wilian Tonezi (Patriota), afirmou que o tempo para a realização do trabalho da Gestor Um poderia ser ampliado se existisse demora no repasse das informações.
Repasses
O Sinsej alega que, além das inconsistências que teriam sido encontradas pela empresa, há também a necessidade de mais tempo para analisar documentos que foram entregues em julho.
De acordo com a prefeitura, todos os dados solicitados para a auditoria independente foram entregues pelo Ipreville em tempo hábil. Porém, a gestão municipal afirma que algumas destas informações só foram requeridas neste mês.
Confira as datas de solicitação de documentos, segundo dados da prefeitura:
- Solicitação de informações enviada em 15 de junho, sendo integralmente respondida após dois dias;
- Segunda requisição feita em 17 de junho e respondida no mesmo dia;
- A terceira solicitação, que foi sobre servidores exonerados e dependentes, foi realizada em 23 de junho e respondida após uma semana;
- No último dia 28, foi feita a quarta requisição, sendo que a resposta foi enviada em 1º de julho;
- O quinto pedido foi recebido pelo Ipreville em 5 de julho e foi respondido três dias depois;
- Por fim, a sexta solicitação foi feita na última quarta-feira, 7, e respondida no dia seguinte.
A necessidade de ampliação do prazo para a análise e entrega da auditoria independente ainda necessita de aprovação. Reunião na Câmara, nesta quarta-feira, deve reunir a empresa de auditoria, Sinsej, vereadores e demais envolvidos no tema.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube