“Caminho sem volta”: terceirização de cemitérios de Joinville deve ocorrer ainda em 2025, diz gerente
Situação dos cemitérios foi discutida na Câmara de Vereadores
Situação dos cemitérios foi discutida na Câmara de Vereadores
A situação dos cemitérios de Joinville foi discutida na Comissão de Proteção Civil da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 29. Ao todo, a cidade tem dez cemitérios que abrigam 180 mil sepulturas, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Sama).
De acordo com descrição do vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), os locais têm túmulos violados, uso de drogas e vidros quebrados das capelas para roubo de alumínio.
“Perdeu-se totalmente o controle”, alega Batista, que havia estado antes da reunião no Cemitério São Sebastião, no bairro Iririú.
A Câmara de Vereadores informou que a Guarda Municipal realizou, somente neste ano, mil rondas nos cemitérios, abordou 67 pessoas e encaminhou três à delegacia.
“É algo realmente que a gente perdeu o controle”, concordou Diego Machado (PSD), que disse receber reclamações todos os dias de vandalismo nos cemitérios.
Machado é, aliás, autor de um projeto de lei que proíbe o abandono de restos de alimentos nos cemitérios. Para ele, a solução definitiva para esses locais é uma Parceria Público-Privada (PPP). “Isso acabaria tirando esse ônus do poder público e melhorando a qualidade. Mas tem que ser um modelo bem-amarrado.”
A Prefeitura de Joinville trabalha na PPP dos cemitérios desde 2022, segundo a gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama, Dayane Candido Bento. Ela acredita que só a terceirização pode resolver os problemas desses locais.
A licitação deve ser lançada até o fim deste ano, e a concessão deve ser efetivada no ano que vem, estima a gerente. “A terceirização é um caminho sem volta”, disse Dayane aos vereadores.
Presidente da comissão, Mateus Batista (União Brasil) disse que eles vão acompanhar o andamento da PPP e cobrar a presença de vigilantes no futuro contrato.
Até setembro, a Prefeitura de Joinville deve investir cerca de R$ 1 milhão na iluminação dos dez cemitérios da cidade. Na próxima semana, o Rio Bonito e o Cubatão serão entregues. Com a rede elétrica pronta, eles poderão receber câmeras de monitoramento.
Leia também:
1. Vereadores marcam vistoria na ETA Cubatão após reclamações de água turva e com odor em Joinville
2. Reforma administrativa: Câmara aprova ajustes em gratificações por resultados na educação de Joinville
3. Homem é detido por importunação sexual durante Festival de Dança de Joinville
4. MP-SC denuncia 26 homens por rinha de galo em Joinville; relembre caso
5. Após denúncia, homem é encontrado com armas, drogas e munições na zona Sul de Joinville
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: