+

Carnaval de Joinville 2024: veja como fica trânsito nesta semana

Carnaval joinvilense será neste fim de semana

Carnaval de Joinville 2024: veja como fica trânsito nesta semana

Carnaval joinvilense será neste fim de semana

Fred Romano | Revisão

A avenida Beira Rio, neste fim de semana, 3 e 4, será palco da programação do Carnaval de Joinville 2024. O evento é promovido pela Liga das Escolas de Samba e Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult).

Para a montagem das estruturas necessárias para a realização do evento, serão feitas interdições no trânsito próximo ao Centreventos Cau Hansen.

Na quinta-feira, 1º, a partir das 8h, será interditada uma das pistas da avenida José Vieira, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, no sentido Sul-Norte. A partir das 7h desta sexta-feira, 2, a interdição nesse trecho será total.

Já no sentido Norte-Sul, a interdição parcial será entre 14h e 20h, nesta sexta-feira. A partir desse horário, o trânsito será totalmente bloqueado na via.

Esse trecho da avenida José Vieira, que passa em frente ao Centreventos Cau Hansen é popularmente conhecido como avenida Beira Rio. A liberação deste trecho está prevista para 0h da próxima segunda-feira, 5.

As ruas Max Colin entre as ruas José Vieira e Orestes Guimarães; Vargeão entre a rua Max Colin e o Centreventos Cau Hansen e Eduardo Krisch entre a rua Max Colin e o Centreventos Cau Hansen também terão interdição total entre às 16h deste sábado, 3, e 4h da madrugada deste domingo, 4.

A recomendação aos motoristas que seguem para a Zona Norte da cidade é usarem rotas alternativas, como a própria Hermann August Lepper, Dona Francisca, João Colin e Marquês de Olinda. Para quem está vindo da Zona Norte e quer seguir para a Zona Sul, poderá acessar a Orestes Guimarães ou utilizar a Marquês de Olinda e Blumenau.

Além da sinalização, os agentes de trânsito estarão fazendo a orientação aos motoristas.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Carnaval de Joinville será neste fim de semana

O Carnaval de Joinville se consagra como a festa que abre os festejos carnavalescos em Santa Catarina, ocorrendo um fim de semana antes de quando é celebrado em outros lugares do país. Essa antecipação já ocorreu em 2023 e devido ao sucesso e grande aceitação tanto das Escolas de Samba de Joinville, quanto do público, foi mantida pelos organizadores do evento.

“Com certeza essa antecipação traz muitos benefícios, principalmente para o setor turístico, que recebe visitantes que gostam de curtir os festejos carnavalescos. Além disso, sabemos que o joinvilense, incluindo os membros de escolas da cidade, prestigiam o Carnaval nos municípios vizinhos. Esse posicionamento de Joinville, em realizar o evento uma semana antes, coloca a cidade em destaque”, explica o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Gassenferth.

Prefeitura amplia estrutura de arquibancadas

A Secult aumentará a estrutura das arquibancadas, que terão capacidade para até 1,2 mil pessoas. Ao longo da avenida, serão instalados ainda banheiros químicos. Uma área para pessoas com deficiência também será montada. Esse trabalho de organização e montagem das estruturas começa nesta quinta-feira, 1º, ao longo do dia.

Para garantir a tranquilidade do público e dos foliões, a área onde a festa será realizada será cercada com gradis e contará com a presença de forças de segurança como Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Agentes de Trânsito, Bombeiros Voluntários e segurança privada.

Programação e trajeto do Desfile das Escolas de Samba

O Desfile das Escolas de Samba ocorre neste sábado, 3. O trajeto será similar ao que foi preparado em 2023. Ou seja, as escolas, que já estão montando suas estruturas no Expocentro Edmundo Doubrawa, vão iniciar o desfile no cruzamento da rua Max Colin com a avenida José Vieira, na pista que passa em frente ao Centreventos Cau Hansen.

Cada escola terá uma hora para fazer a apresentação com todas as alas, iniciando a contagem de tempo na rua Max Colin, passando em frente ao Centreventos Cau Hansen e finalizando na rua que passa ao lado da Escola do Teatro Bolshoi. Esse trajeto garantirá a logística da festa, principalmente para os carros alegóricos das escolas.

Às 18h30, inicia a concentração do público e de foliões. Uma hora depois, o grupo Afoxé Omilodê faz a lavagem da avenida. Tradicionalmente, os integrantes derramam água de cheiro e fazem a defumação da pista ao som de tambores e atabaques, enquanto entregam flores ao público.

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A realeza da festa, composta por Bruna Mara Cestrem, representante do Unidos pela Diversidade, como rainha; Felipe Sizério, da Fusão do Samba, como rei momo; e Juliana da Rosa Pereira e Barbara Stefani Vale, ambas da Unidos do Caldeirão, como 1ª e 2ª princesas abrem os festejos.

O Desfile das Escolas de Samba inicia às 20h, com a Príncipes do Samba. Na sequência, quem entra na avenida é a escola Unidos do Caldeirão. Depois é a vez da Fusão do Samba. E quem encerra a noite de desfiles é a Unidos pela Diversidade.

“O desfile vem sendo preparado com muito cuidado. As escolas estão nos últimos detalhes, finalizando o carro, revisando fantasias. Vai ser um belíssimo desfile e certamente a população de Joinville nos presenteará também com a presença”, afirma Gabriel de Paula, diretor administrativo da Liga das Escolas de Samba de Joinville.

Carnaval da Família e Encontro de Blocos

Neste domingo, 4, a festa recomeça às 13h. Dentro do Expocentro Edmundo Doubrawa, haverá uma estrutura completa com atividades de recreação e brincadeiras para as crianças.

Outra atração na tarde de domingo é o Pet Folia. O desfile está marcado para após às 15h, quando será eleita a realeza pet do Carnaval de Joinville. No local, haverá ainda um parcão para os animais se divertirem, feira de adoção e comercialização de itens voltados aos animais domésticos.

Até o momento, 12 blocos já confirmaram participação no Encontro de Blocos, organizado pelo Coletivo de Blocos de Rua de Joinville. Eles iniciam a concentração em diferentes pontos da cidade e às 17h, saem em cortejo do Mercado Público Municipal até a avenida Beira Rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen, onde a festa segue até 21h.

Haverá concentração de blocos na Praça da Biblioteca Pública Municipal, rua Cubas (cruzamento da rua Coronel Francisco Gomes com a Av. Coronel Procópio Gomes), Mercado Público Municipal, rua das Palmeiras e Xande Lanches. No Instagram @coletivoblocosjlle está sendo feito o detalhamento do cronograma, com o nome de cada um dos blocos, local e horário para concentração.

Leia também:
1. Polícia Militar atualiza informações sobre homicídio na Zona Norte de Joinville
2. Leroy Merlin em Joinville investirá R$ 67 milhões em nova loja
3. Microexplosão causa estragos em praia de São Francisco do Sul
4. Aposta de Joinville ganha mais de R$ 50 mil na Mega-Sena 2682
5. Previsão do tempo em Joinville: veja como será último dia de janeiro


Assista agora mesmo!

COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo