X
X

Buscar

Carnaval de Joinville volta a ser competitivo e já tem ordem dos desfiles definida

Desfile será realizado no dia 7 de fevereiro

A Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) divulgou na noite de quinta-feira, 8, a ordem do desfile das escolas de samba no Carnaval 2026, que volta a ser competitiva neste ano. O desfile será realizado no dia 7 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval, na avenida Beira Rio.

Quem abre o desfile é a Associação Recreativa Escola Fusão do Samba. Em seguida, entram na avenida a Escola Príncipes do Samba e o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade. O encerramento ficará por conta do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão.

Antes do início das apresentações, o Afoxé Omi Lodê fará a tradicional lavagem da avenida, ritual simbólico que marca a abertura do desfile e representa a limpeza dos caminhos para os foliões.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Sambas-enredo abordam esporte, ancestralidade e memória

A Fusão do Samba levará para a avenida o enredo “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”, em homenagem às cinco décadas do JEC. O desfile vai relembrar a fusão entre América e Caxias, os principais títulos conquistados e jogadores que marcaram a história do clube.

A Príncipes do Samba apresentará o samba-enredo “Baobá, a árvore sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e resistência!”. A escola aposta em um desfile que destaca ancestralidade, identidade e resistência do povo negro, tendo o baobá como símbolo da memória e da força cultural.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Já a Unidos pela Diversidade desfila com o enredo “Do outro lado um rio de Carnaval”, que retrata as histórias e as raízes formadas às margens do rio, exaltando pescadores, lavadeiras e agricultores e a construção de uma Joinville plural.

Fechando o desfile, a Unidos do Caldeirão retorna ao tema esportivo com “Glórias e conquistas – o voo da Fênix leva a várzea joinvilense para a avenida!”. O samba homenageia os 90 anos do futebol amador na cidade, destacando momentos marcantes da modalidade.

O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville, com promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e apoio da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina.

Nesta sexta-feira, 9, a LIESJ também disponibilizou os sambas-enredo das escolas nas plataformas de áudio. As músicas podem ser encontradas no Spotify e na Amazon Music, buscando por Liga das Escolas de Samba de Joinville.

Leia também:
1. Ex-reitora da Univille e referência na educação em Joinville, Marileia Gastaldi Machado Lopes morre aos 79 anos
2. JEC anuncia contratação de zagueiro com passagem pelo futebol mineiro
3. Carteiras de habilitação serão renovadas automaticamente para “bons motoristas”; entenda
4. Pescador atropelado em São Francisco do Sul morre após dias internado em hospital de Joinville
5. VÍDEO – Receita Federal apreende mais de R$ 100 mil em droga enviada por transportadora em Joinville


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: