X
X

Buscar

Carreata em apoio às aulas presenciais será realizada nesta sexta-feira em Joinville

Organizadores reivindicam aulas presenciais em período integral e com transmissão digital ao mesmo tempo

Nesta sexta-feira, 20, pais e responsáveis por estudantes farão uma carreata em apoio às aulas presenciais em Joinville. O evento defende que o ensino seja presencial ainda neste ano e em 2021.

Além disso, organizadores reivindicam aulas presenciais em período integral e com transmissão digital ao mesmo tempo. Eles desejam que os responsáveis pelas crianças possam optar entre enviar os estudantes para a escola ou não.

A concentração da manifestação será no Centreventos Cau Hansen, a partir das 14 horas. O trajeto deve ser realizado ruas do Centro da cidade.

Segundo a empresária Charlote Odebrecht, de 40 anos e uma das organizadoras da carreata, as aulas presenciais colaboram para que crianças não fiquem vulneráveis aos riscos de trabalho infantil e violência doméstica.

Um outro argumento envolve a questão econômica. “Em muitas famílias, um dos responsáveis precisa sair do trabalho para cuidar dos filhos em casa, perdendo renda”, lamenta.

A estrutura para ter aulas em casa não é vista com bons olhos. “As crianças não possuem computadores. Na maioria das escolas públicas não houveram aulas, pois professores passam as lições de casa e os pais, que trabalham o dia todo, fazem jornada dupla”, critica.

Para ela, mesmo com o ano letivo chegando ao fim, é positivo voltar às salas de aula. “É hora de testar os procedimentos, fazer os ajustes e nos prepararmos para 2021”, opina.

Cuidados com a Covid-19

Apesar de querer o retorno das aulas presenciais, os cuidados com a pandemia da Covid-19 também é discutido entre os organizadores da carreata.

Charlote reforça que o vírus é real e a ciência é clara. Porém, para ela, a responsabilidade é dos adultos.

“Na Europa, mesmo sofrendo uma segunda onda, as escolas estão abertas. Nós, adultos, que devemos evitar aglomerações, grandes eventos e nos precaver”, salienta.

Durante, a carreata, segundo a empresária, todos os participantes devem usar máscaras, uma família por carro, sem aglomerações, mantendo o distanciamento social e seguindo os protocolos de segurança.

Diálogo com governos municipal e estadual

Segundo a organizadora da manifestação, o grupo de pais e responsáveis tem diálogo com o secretário da Saúde Jean Rodrigues da Silva desde outubro.

Ela explica que Jean se posiciona a favor da abertura das escolas, inclusive, com o ofício emitido sobre o tema ao Governo Estadual. “Quando o estado retroagiu, ele prometeu que se manifestaria e cumpriu”, diz.

O responsável pela Secretaria da Saúde disse que, de fato, tem bom diálogo com o grupo e que apoia as aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus.

Na tarde desta quinta-feira, 19, Charlote representa Joinville em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Pais e responsável de outras cidades catarinense devem participar da atividade.

Para a organizadora do grupo em Joinville, o estado retrocedeu em permitir aulas presenciais após pressão dos sindicatos de professores.

Ela afirma que professores devem ter todos os cuidado assegurados para evitar o contágio. “Como todos os demais profissionais”, finaliza.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar