+

Carta de 1969 é encontrada dentro de tablado durante reforma em prefeitura do Sul de SC

Documento foi escrito pelo primeiro prefeito eleito da cidade

Carta de 1969 é encontrada dentro de tablado durante reforma em prefeitura do Sul de SC

Documento foi escrito pelo primeiro prefeito eleito da cidade

Isabel Lima | Revisão

Durante o trabalho de reforma do Complexo Municipal de Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina, o pedreiro, Esveraldo Brasilicio, encontrou uma carta datada em 1969. O documento estava dentro do tablado de madeira do antigo plenário da Câmara de Vereadores da cidade, anexa ao prédio da Prefeitura, e foi encontrado nesta terça-feira, 16.


O documento foi escrito pelo primeiro prefeito eleito da cidade, Jorge Silva. A carta foi escrita no primeiro dia útil daquele ano, 1º de janeiro. “Assim que vi, parei o trabalho, e peguei o papel para ver o que era. Foi uma surpresa!”, relata o trabalhador.

A demolição de parte da estrutura interna do prédio da Câmara de Vereadores é uma das etapas da reforma e revitalização do Complexo Municipal, iniciado em maio de 2023. Além de sanar problemas estruturais, o projeto tem como um dos objetivos principais realizar adequações voltadas à acessibilidade. Construída na década de 60 e inaugurada em 1970, a estrutura, desde então, passou somente por pequenas reformas, sendo a última em 2012.

A carta

Daiana Carvalho/Prefeitura de Morro da Fumaça

A assinatura de Jorge Silva foi confirmada pela Administração Municipal. Conforme o prefeito, Agenor Coral, é um achado histórico que será preservado e incluído na galeria do hall de entrada da Prefeitura. “Vamos encaminhar o elemento para que seja feito o trabalho de restauro e preservação, para que depois possa ficar exposto na galeria da sede administrativa”, detalha.

A carta, escrita à mão, com caneta de cor azul, em um pedaço de papelão, faz um registro histórico vivenciado pela cidade e elenca o nome das principais autoridades da época.
O hábito de fazer registros históricos, conforme a família, era um hobby de Jorge Silva. Segundo Rodney Félix Silva Júnior, um dos netos do ex-prefeito, a carta encontrada no edifício do legislativo fumacense é apenas uma de várias que o político deve ter deixado pela cidade.

“Que incrível! O vô fazia isso em muitas coisas. Ele tinha o costume de fazer essas cápsulas do tempo. Ele fez isso na minha frente, pegou um pedaço do jornal do dia e colocou na parede do antigo cartório, onde hoje é uma sala comercial. Acredito que ele deve ter feito isso em outras obras em que participou do processo de construção ou reforma.”, comenta.

Além de prefeito de Morro da Fumaça, entre os anos de 1963 a 1969 e 1977 a 1983, Jorge Silva foi fundador e primeiro presidente da Cermoful, participou da construção da igreja matriz de Morro da Fumaça, fundou o Hospital de Caridade São Roque e foi um dos responsáveis pela implantação da primeira escola pública do município. Jorge Silva, faleceu em fevereiro de 2011, aos 84 anos.

Confira a transcrição literal do relato histórico:

“Este edifício foi construído na gestão do prefeito Jorge Silva começado em março de 1967 e terminado em 31-1-1969.

Sendo governador do estado o Dr Ivo Silveira. Presidente da Republica Marechal Arthur da Costa e Silva. Presidente da Câmara Municipal Lyrio Frasson.

Vereadores
Getulio Pagnan
Antonio Maccari
Miguel Novacoski
Otavio Naspolini
Alberto Padoin
Vigário da Paróquia.
Monsenhor Ludgero Watekemper

Juiz de Paz
Verginio Maccari

Delegado de Polícia
Antonio Silva

Foi progetado pelo arquiteto Antonio Jorge Carneiro
Foi construtor responsável o Sr. Euclides Piva

Escrita do dia 1-1-69 nos poucos minutos que estive em visita a óbra

Jorge Silva
Prefeito Municipal”.

Leia também:

1. Dez apostas de Joinville faturam na Mega-Sena 2678
2. Torcedor do Marcílio Dias descumpre medida protetiva, causa confusão e é preso em jogo contra JEC
3.
 Escolha da realeza do Carnaval de Joinville 2024 acontece neste domingo
4. Relatório de balneabilidade: veja quais praias perto de Joinville estão próprias para banho
5. Aos 60 anos, morador de Joinville é campeão de torneio de crossfit em Miami


Assista agora mesmo!

Brincadeiras inusitadas: corrida do barril e cabo de guerra divertem público da Festa Pomerana:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo