Casa da Cultura de Joinville finaliza obras em comemoração ao aniversário de 50 anos
Cerimônia de entrega da revitalização do espaço aconteceu nesta terça-feira
A Casa da Cultura de Joinville, localizada na rua Dona Francisca, teve as obras de revitalização finalizadas. A unidade, que abriga escolas públicas de artes visuais, música, dança e teatro, passou por reforma e revitalização em comemoração ao aniversário de 50 anos de criação.
A cerimônia de entrega da revitalização do espaço aconteceu nesta terça-feira, 23, quando ocorreu a reabertura da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew com nova exposição.
A reforma incluiu melhorias em todo o prédio, como trabalhos de drenagem do terreno, esgotamento sanitário e melhorias na parte hidráulica, troca de pisos em 16 salas de aula e no auditório, e a instalação de cinco novas salas de aula de música em uma estrutura construída em container.
Também foi realizada pintura de todo o prédio, com cores diferentes para identificar as quatro escolas da Casa da Cultura. Já a frente da unidade foi contemplada com um novo paisagismo, assim como os jardins internos. Neles estão expostas obras de importantes artistas, como Mário Avancini.
“Celebramos os 50 anos da Casa da Cultura com a revitalização do espaço e a busca por valorizar a arquitetura moderna que ele representa. Queremos deixá-la mais próxima das pessoas e uma das ações foi justamente mudar o local dos portões, para gerar, ao mesmo tempo, mais visibilidade da parte frontal do prédio e mais segurança, pois agora a entrada será por um único lugar”, explica o gerente da Casa da Cultura, Carlos Franzoi.
Atualmente, a Casa da Cultura de Joinville conta com aproximadamente 1.650 metros quadrados (m²) de área construída, com 30 salas de aula, de tamanhos e formatos diversos para atender as demandas específicas de cada curso. No total, o terreno possui 20.800 m². Ela oferece mais de 2 mil vagas para alunos a partir de 7 anos de idade, entre cursos e oficinas, com mensalidades a preços populares e bolsas de estudo.
As revitalizações no local foram viabilizadas em parte pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e pela Associação Gestora do Bem de Joinville (Agebem), por meio do projeto Bem deCoração.
Parceria com a comunidade
Parte da iniciativa foi viabilizada pela Agebem, que se propôs a abraçar o espaço e arrecadar fundos para as reformas. O planejamento iniciou em 2021 e, no ano passado, contou com dois momentos-chave para a efetivação da proposta: um leilão e um bazar com venda de itens de decoração para levantar os recursos necessários.
A designer Susane Raiter, criadora do Projeto Bem deCoração, conta que essa foi a primeira vez que a associação agiu em prol de um espaço cultural.
“Atuamos em anos anteriores em hospitais e outras instituições de saúde. Desta vez escolhemos a Casa da Cultura e estamos muito felizes com os resultados. Sabemos o apreço e carinho que os joinvilenses têm com este local e da importância dele para a cidade”, enfatiza.
Ao todo, a Agebem destinou cerca de R$ 350 mil para as reformas, fruto da arrecadação no leilão e no bazar e de doações de voluntários. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, investiu aproximadamente R$ 600 mil, e contou com a Secretaria de Infraestrutura para realizar parte dos serviços, além da contratação de empresas terceirizadas.
Leia também:
1. Imposto de Renda: mais de 36 mil contribuintes de Joinville serão restituídos no 1º lote; veja como consultar
2. Câmara de Joinville aprova reposição salarial para servidores, prefeito, vice e vereadores
3. Após prisão em flagrante, juiz é solto em Joinville e afastado das atividades
4. Dia Livre de Impostos: pizza é vendida 43% mais barata em Joinville
5. Britânia abre 160 vagas de emprego em fábrica de Joinville
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: