X
X

Buscar

Casa sustentável de aço e robótica: conheça projetos inovadores que estão na ExpoInovação, em Joinville

Evento ocorre até esta quinta-feira no Expocentro Edmundo Doubrawa

A 12ª edição da ExpoInovação, que começou nesta quarta-feira, 17, em Joinville, conta com a participação de grandes empresas e instituições que apresentarão soluções voltadas à inovação e à transformação do setor produtivo. Entre os destaques estão a ArcelorMittal, com tecnologias aplicadas à construção civil, e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que leva experiências ligadas à educação e à indústria.

A ExpoInovação 2025 deve reunir cinco mil participantes, 160 marcas e 100 startups até esta quinta-feira, 18, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville, das 12h às 21h.

ArcelorMittal apresenta casa sustentável de aço

No estande da ArcelorMittal, o público poderá conhecer uma casa construída com o sistema Light Steel Frame e telhas termoacústicas. A proposta mostra como o aço pode substituir tijolos e cimento em obras, trazendo mais agilidade, eficiência e sustentabilidade ao setor da construção civil.

Casa sustentável de aço durante evento. Foto: ArcelorMittal/Divulgação

A iniciativa tem como protagonista a metodologia Steligence, que busca integrar inovação, competitividade e sustentabilidade em projetos arquitetônicos. Durante a visita, os participantes terão acesso a uma experiência imersiva, com projeções nas paredes da residência sustentável.

O Steligence é uma metodologia inteligente e pioneira desenvolvida dentro da ArcelorMittal, que integra inovação, eficiência e competitividade para tornar os projetos mais inteligentes, econômicos e sustentáveis. Ele trouxe para dar suporte a incorporadoras, arquitetos, engenheiros e construtoras no desenvolvimento de edificações inovadoras, rentáveis e prontas para o futuro que já começou”, explica Fabíola Mendes Murta, gerente de transformação digital da ArcelorMittal.

Fabíola Mendes em stand. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Fiesc conecta educação e inovação

A Fiesc está na ExpoInovação 2025 com um estande com dois espaços complementares. No Espaço Steam e Robótica, estudantes utilizarão metodologias de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática para resolver desafios de robótica, em uma dinâmica inspirada na temporada 2025/2026 da First Lego League.

Roberto Bonissoni, coordenador comercial do Sesi/Senai, conta que o grupo de estudantes da Escola SESI de Referência expõe na feira o que de fato eles executam dentro das atividades escolares no âmbito educacional.

“Esses times participam de torneios regionais, estaduais, nacionais e, se conseguirem, vagas até internacionais. Então, a galera traz um pouquinho aqui dessas atividades. O time de robótica é desafiado a realizar uma série de atividades e desafios num menor espaço de tempo”, detalha.

Alunas da equipe de robótica. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Então, nós chamamos isso de mão na massa, conectando todas essas áreas. E aqui, obviamente, é um pouquinho do que essa galera faz e representa dentro da nossa instituição”, complementa.

Já o Habitat de Talks reunirá apresentações rápidas sobre como inovação e educação estão interligadas em iniciativas do Sesi e do Senai, tanto na educação básica quanto na profissional. A proposta é demonstrar como o conhecimento aplicado impulsiona a indústria e forma novos talentos.

“Nós temos um mote chamado ‘educação como vetor de inovação’. Isso quer dizer da preparação do jovem, em várias ‘camadinhas’, para que lá na frente ele esteja preparado para entrar no mercado de trabalho, entendendo de tecnologia, de inovação, sabendo que esse mundo tem muitas oportunidades e esse é nosso papel, prepará-lo para a carreira profissional”, finaliza.

Roberto no stand da Fiesc. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

ExpoInovação 2025

Além de quatro palcos simultâneos com mais de 50 horas de conteúdos práticos e conectados aos desafios reais dos negócios, a 12ª edição do evento chega com a expectativa de apresentar soluções inovadoras para o mercado e movimentar a economia da cidade e de Santa Catarina.

Entre os participantes, startups que buscam conexões estratégicas, empresas e instituições consolidadas em seus setores de atuação. A abertura ocorreu às 14h deste quarta-feira, com a palestra “Conflito de gerações: a gente vai ter que se entender!” de Dado Schneider.

Palestra de Dado Schneider abriu a ExpoInovação 2025. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Estamos trazendo temas variados nesta edição, para dialogar com todas as áreas das empresas. Vamos tratar de inovação, cultura organizacional, marketing, vendas, inteligência artificial, gestão, produto e muito mais. A ExpoInovação é um evento transversal, voltado à inovação e às novas tecnologias para as empresas de todos os setores”, explica Grasiéle Nazário, executiva da Softville, integrante da equipe de organização.

Segundo ela, o propósito do evento é fortalecer negócios inovadores e posicionar Joinville como referência em tecnologia e empreendedorismo. “O evento passou a fazer parte definitivamente do calendário de Joinville, tanto na geração de negócios, quanto na geração de novos conhecimentos. É um espaço estratégico para mostrar a força do nosso ecossistema de inovação, reunindo empresas, startups, universidades e o poder público em torno de um mesmo propósito”, reforça Grasiéle.

Batalha de Startups e Arthur Gubert exitam segundo dia de ExpoInovação

A Batalha de Startups é uma das principais atrações do segundo dia da ExpoInovação. Ela será realizada no palco 360 graus, às 18h30 desta quinta-feira, com a participação de dez startups que disputam o prêmio de R$ 10 mil a fundo perdido. Sobem ao palco as startups Aiooh, Evous, Orcon,Indicafy, MA.IA Solutions, Nanobiocell, Netcred, Plataforma Coostura, Synvo e TEAjudo Healthtech.

Realizada pelo JoinVC — Hub de Aceleração e Investimentos do Join.Valle, a Batalha tem o objetivo de dar visibilidade às soluções mais promissoras, gerar conexões relevantes e acelerar o crescimento de quem está pronto para escalar. Além do prêmio financeiro, as startups têm a chance de apresentar seu pitch ao vivo para investidores, recebendo feedbacks qualificados que podem direcionar melhorias no produto, estratégia e posicionamento no mercado.

Já o encerramento da ExpoInovação 2025 está marcado para às 19h30 com a palestra “Guia de sobrevivência para o futuro” de Arthur Gubert. Na palestra, ele deve apresentar caminhos práticos para o público lidar com os desafios da mudança.

Também promete revelar bastidores da transformação digital e compartilhar estratégias práticas para empresas que desejam se reinventar na era do conteúdo, conquistando relevância e audiência em um mercado cada vez mais competitivo.

Os últimos ingressos para o evento estão sendo vendidos no site Sympla.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: