Casarão histórico no Paraíso das Araucárias, em Campo Alegre, reabre como polo gastronômico e cultural

Local já foi moinho na década de 1930

Casarão histórico no Paraíso das Araucárias, em Campo Alegre, reabre como polo gastronômico e cultural

Local já foi moinho na década de 1930

Redação O Município Joinville

No próximo sábado, 7, Campo Alegre celebra a reabertura de um importante patrimônio histórico: o Casarão que já foi moinho na década de 1930 e que agora ressurge completamente restaurado como um espaço gastronômico e cultural.

Localizado no coração do empreendimento Paraíso das Araucárias, o Casarão representa um encontro perfeito entre a preservação da memória local e um novo conceito de urbanismo sustentável.

A edificação, que testemunhou décadas da história econômica da região quando abrigou a produção de amido de milho e fécula de batata, foi cuidadosamente restaurada, mantendo suas características arquitetônicas originais, incluindo a estrutura em estilo enxaimel que remete à colonização europeia no sul do Brasil.

Vale destacar, que o terreno foi comprado pela Família Hansen na década de 60,  virando a associação recreativa para os profissionais do Grupo Tigre. “Era um espaço de celebração, de união das pessoas e nós queremos manter isso com a abertura do Casarão”, reforça Felipe Hansen, presidente do Grupo CRH, responsável pelo empreendimento.

Divulgação

Um polo gastronômico diversificado

O Casarão vai reunir seis empreendimentos gastronômicos que prometem transformar o local em um destino obrigatório para moradores e turistas:

Botanique Bar: Camila e Ramon Dall’Agnol junto a Jean Pierre Vanini estão à frente do bar. O espaço celebra a brasilidade com uma seleção de mais de 100 rótulos de vinhos catarinenses e internacionais, cervejas artesanais regionais, uísques diversos e drinks autorais que exploram os sabores locais de Campo Alegre, criando uma experiência que brinda as riquezas do Brasil.

Faello Sabores da Serra: comandado pelo chef Rafael Lobo com mais de 20 anos de trajetória, o empreendimento celebra a gastronomia regional com o conceito “do campo à mesa”, unindo tradição e inovação para criar uma autêntica conexão entre comida, território e pessoas.

Fior Di Neve: fundada por Rodrigo Fornaza, a gelateria artesanal chega ao Casarão trazendo tradição e qualidade em cada sabor, utilizando ingredientes selecionados para criar uma experiência única.

Pauli Café: a cafeteria completa o mix gastronômico, oferecendo um espaço acolhedor para momentos especiais, seja para começar o dia, fazer uma pausa ou desfrutar de tardes repletas de sabor.

Rharo Burguer: comandada por Lidiane Lobo, a hamburgueria traz um conceito que valoriza ingredientes regionais com um toque artesanal, transformando cada receita em uma experiência sensorial que desperta memórias afetivas.

Spettacolo: sob o comando de Nathan Varisco, o estabelecimento traz a autêntica  pizza napolitana para Campo Alegre, com o propósito de criar momentos de aconchego e sabor em volta da mesa.

A restauração do Casarão contou com a expertise do Estúdio Vertical no projeto arquitetônico, da Volles Arquitetura no projeto de interiores, e da Gbau HGT Construtora na execução das obras. O resultado é um espaço que honra o passado enquanto abraça o futuro, criando um ambiente acolhedor que convida à contemplação e ao convívio.

Divulgação

Parte de um projeto maior

O Casarão é uma peça fundamental do Paraíso das Araucárias, um ambicioso projeto de uso misto desenvolvido pelo Grupo CRH, que ocupa uma área total de 615.158 m², dos quais 70% são dedicados à preservação permanente e uso comunitário. Um projeto que visa desenvolver Campo alegre como um destino turístico, além de conectar as pessoas, valorizando sempre o encontro entre comunidade e natureza.

“Este projeto representa não apenas a revitalização de um patrimônio histórico, mas também um novo modelo de desenvolvimento urbano que coloca a natureza e a comunidade no centro de suas prioridades”, explica Alencar G. Lehmkuhl, diretor do Grupo CRH.

O Paraíso das Araucárias prevê a criação de um parque linear com aproximadamente 2 km de extensão, além de uma praça central com 17 mil m². O projeto foi concebido por meio da primeira Operação Urbana Consorciada (OUC) de Santa Catarina, um moderno formato de gestão pública que propõe inúmeras contrapartidas sociais, econômicas e ambientais.

Um novo destino turístico

Estrategicamente localizado entre a Cascata Paraíso e o centro da cidade, o Casarão e todo o complexo do Paraíso das Araucárias posicionam Campo Alegre como um destino turístico de montanha de destaque no Sul do Brasil. A apenas 54 km de Joinville e a cerca de 100 km de Curitiba, a cidade oferece clima ameno, paisagens deslumbrantes e agora, uma nova experiência gastronômica e cultural.

“O Casarão não é apenas um espaço comercial, mas um ponto de encontro que celebra nossa história, nossa cultura e nossa conexão com a natureza”, destaca Felipe Hansen.

A reabertura do Casarão marca o início de uma nova era para Campo Alegre, unindo preservação histórica, gastronomia de qualidade e desenvolvimento sustentável em um único espaço que promete encantar visitantes de todo o Brasil.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo