Caso Mauricinho: mesa diretora da Câmara apresenta queixa na OAB Joinville contra advogada de defesa

Representação contra Milena Tomelin foi entregue nesta sexta-feira

Caso Mauricinho: mesa diretora da Câmara apresenta queixa na OAB Joinville contra advogada de defesa

Representação contra Milena Tomelin foi entregue nesta sexta-feira

Bernardo Gonçalves

Na tarde desta sexta-feira, 16, a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Joinville fez uma representação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Joinville contra a advogada Milena Cristina Tomelin, que atua na defesa de Mauricinho Soares. O vereador está preso suspeito de integrar esquema de fraudes do Detran.

A mesa diretora é composta pelos vereadores Diego Machado (Presidente), Érico Vinícius (vice-Presidente) e Luiz Carlos Sales (Secretário). A representação foi entregue para o Presidente da OAB de Joinville, Oliver Jander Costa Pereira e para Rafael Luiz Siewert, que integra também a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.

Segundo a mesa diretora, o documento entregue “relata as sucessivas formas como a referida profissional tem tratado os servidores e os vereadores, seja durante os trabalhos da comissão onde ela está diretamente inserida, seja em outras situações citadas por servidores do legislativo”.

Os vereadores integrantes informaram que a medida da mesa diretora foi tomada como “proteção de quem está na Câmara, uma vez que casos sucessivos foram apontados por servidores que trabalham em áreas técnicas no legislativo”.

Eles alegam que algumas situações de intimidação ocorreram também em gabinetes e que um “robusto documento com várias evidências” já está em posse da OAB.

O que diz à OAB

Em contato com à reportagem do jornal O Município Joinville, o presidente da OAB Joinville, Óliver Jander Costa Pereira, informou que recebeu as informações repassadas pela mesa diretora e que será realizado todos os trâmites internos.

“Os trâmites normais envolvem o sigilo das informações, então não tem como divulgar. Nós temos um setor interno que trate desses processos disciplinares, posteriormente vai ser designado um relator e a instrução do processo”, explica.

“A advogada vai ter a oportunidade de manifestar, apresentar sua defesa, direito a ampla defesa e ao contraditório. A gente que tem que dar o exemplo também, por isso nenhuma parte vai ficar sem oportunidade de se manifestar”, complementa.

Óliver explica que, como o protocolo foi realizado na tarde desta sexta-feira, ainda não teve a autuação na OAB e que a advogada não foi notificada também. Ele informou que não há um prazo para as ações serem realizadas, mas que devem acontecer em breve.

O que diz a advogada

Em nota enviada à reportagem do jornal O Município Joinville, a advogada Milena Cristina Tomelin confirmou que ainda não foi notificada sobre a representação e que não tem acesso ao ter dela.

Porém, diz ressaltar que a denúncia feita à OAB não partiu da Comissão Processante, local onde diz atuar como advogada de defesa e com quem tem contato, e sim da mesa diretora.

Ainda revela que há algumas semanas notificou o Vereador Diego Machado acerca de supostas ofensas proferidas a ela e que também apresentou uma denúncia contra ele. Ela também acusa de ser seguida e fotografada por um assessor do parlamentar.

“Claramente é uma maneira de tentar me intimidar e me calar. Saliento que quanto mais sou atacada, mais sinto vontade de fazer justiça. Isso não vai me silenciar”, finaliza.

Sobre a acusação feita pela advogada, em contato com à reportagem do jornal O Município Joinville, a assessoria do vereador Diego Machado informou que foi exercida a função de captar imagens do vereador, dentro do horário de trabalho.

A assessoria frisou que nenhuma imagem da advogada foi publicada em nenhum veículo de mídia ou rede social.

Confira a nota da advogada Milena Tomelin na íntegra:

SOBRE A MESA DIRETORA DA C MARA DE VEREADORES TER FEITO UMA
REPRESENTAÇÃO CONTRA MIM NA OAB:

Ainda não fui notificada acerca da denúncia, logo, não tenho acesso ao teor. Porém, ressalto que a denúncia feita à OAB, não partiu da Comissão Processante, local onde atuo como advogada de defesa e com quem tenho contato, mas sim da mesa diretora, que é composta pelo Vereador Diego Machado (que denunciou o meu cliente), Vereador Erico Vinícius (vereador que não votou e gerou a nulidade a qual eu defendo), e do vereador Sales.

Saliento que há algumas semanas, notifiquei o Vereador Diego Machado acerca das ofensas proferidas a mim, e que também apresentei denúncia contra ele. Também fui seguida e fotografada pelo seu assessor.

Claramente é uma maneira de tentar me intimidar e me calar. Assim que for notificada, farei minha defesa junto à OAB. Saliento que quanto mais sou atacada, mais sinto vontade de fazer justiça. Isso não vai me silenciar.

Milena Tomelin

Leia também:
1. Com uma faca, homem nu persegue mulher em Joinville
2. Retorno das feiras de rua e shows musicais: veja o que fazer em Joinville neste fim de semana
3. Rock In Ville já tem data confirmada; saiba quando acontece o festival em Joinville
4. Aumento de preços: veja valor de combustíveis e gás de cozinha em Joinville
5. Contratado no fim de 2023, Muriqui acerta rescisão de contrato com o JEC


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo