X
X

Buscar

Casos de Covid-19 aumentam 27% na última semana em Santa Catarina

Crescimento dos casos de dengue também preocupa autoridades no estado

Santa Catarina registrou 8.038 novos casos de coronavírus na segunda semana do mês de maio, conforme dados do informe semanal do Núcleo de Estudos da Economia Catarinenses (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O número representa um aumento de 1.731 casos em relação aos registrados na semana anterior, o que representa um crescimento de 1,10%, mantendo a tendência de aumento registrada desde o final de abril. Ao longo do ano de 2022, quase 500 mil pessoas foram contaminadas no estado.

Segundo os números observados pelo Necat, as quedas de casos registradas nos últimos dois meses no estado deram lugar a um novo processo de expansão do contágio. Mesmo com o aumento do número de casos, foram observados apenas 19 óbitos na semana. Ao longo do ano, Santa Catarina registrou 1.616 óbitos causados pela doença.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI se manteve inferior a 9%. “Sem dúvida, esse cenário de baixa ocupação da estrutura hospitalar por pessoas acometidas pela Covid-19, que vem sendo registrado nas últimas semanas pode ser creditado aos efeitos benéficos da vacinação completa da população contra a pandemia, a qual evita uma maior pressão sobre a rede hospitalar pública de saúde do estado”, afirma o coordenador do Necat, professor Lauro Mattei.

Dengue

Segundo o informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o estado já registrou 37.330 casos de dengue. Mais de 90% dos casos foram contraídos dentro do território catarinense.

Até o momento, foram notificados 54 óbitos suspeitos da doença, sendo que 30 foram confirmados, quatro foram descartados e 20 permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Ao todo, o estado tem 47 municípios com epidemia de dengue. Isso significa que há mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes.

Leia também:
Empresa de Joinville oferece curso gratuito de instalador hidráulico; veja como participar
Projeto que proíbe radares sem lombada eletrônica em Joinville é aprovado em comissão
Prefeitura de Joinville cria projeto de reforma administrativa; veja mudanças propostas


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube