Celebração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil faz parte da programação da Feira do Livro de Joinville
Coral bilíngue e conversação em alemão estão entre as atrações
Coral bilíngue e conversação em alemão estão entre as atrações
A 20ª Feira do Livro de Joinville está participando das celebrações que marcam o bicentenário da imigração alemã no Brasil, com atrações que homenageiam a cultura e a história dos colonizadores.
A programação contará com coral bilíngue e rodas de conversação em alemão entre suas atrações. Nesta sexta-feira, 7, ocorreu a palestra de Paulo Soethe, um dos mais renomados pesquisadores e tradutores da literatura alemã no Brasil.
Ele apresentou a palestra “Terra mátria, montanha mágica. Presença do Brasil na vida e obra de Thomas Mann”, em que falou sobre os 100 anos da publicação da obra-prima do escritor alemão, o livro “A Montanha Mágica”. Publicado em 1924, ele é considerado um dos melhores romances do século 20 e, no Brasil, tem tradução de Paulo Soethe.
Mann, que foi premiado com o Nobel de Literatura em 1929, tem uma ligação importante com o Brasil: sua mãe, Julia da Silva Bruhns, nasceu em Paraty, no Rio de Janeiro, filha de uma brasileira com um alemão. A história da família de Thomas Mann é tema do livro “Terra Mátria”, que Soethe estará autografando após a palestra.
Na próxima sexta-feira, 14, às 20 horas, a professora alemã Sabine Reiter participará de uma conversa sobre a experiência de estudar no exterior por meio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Sabine, que realizou seus dois mestrados e o doutorado na área de Linguística pela Universidade Livre de Berlim, está no Brasil como professora visitante da Universidade Federal do Paraná.
O encontro será mediado pelo cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Rodrigo Bornholdt. As atrações têm o apoio do Bom Jesus/Ielusc e realização do Consulado da Alemanha para Joinville e região.
O Colégio Bonja, instituição que oferece ensino bilíngue em alemão em Joinville, participa da programação com a apresentação do Coral Bilíngue, em que os estudantes cantam no idioma homenageado, além de português e inglês. Será no domingo, 16 de junho, às 10 horas, no Palco Principal.
O Instituto Cultural Brasil-Alemanha de Joinville também integra a programação com rodas de conversação em alemão. Serão momentos para fortalecer a oralidade daqueles que estudam o idioma e quem tem a língua alemã como língua materna. Elas também acontecem no Palco Principal, no sábado e no domingo, 15 e 16, às 10 horas.
Leia os destaques da semana:
1. Padre Fábio de Melo é atração da Festa do Senhor Bom Jesus em Araquari
2. VÍDEO – Entenda como funcionam as cirurgias robóticas realizadas em Joinville
3. Saiba como anda o processo contra o motorista acusado de matar motociclista em Joinville
4. Ex-presidente Jair Bolsonaro deve suspender ato público em Joinville; saiba motivo
5. Programação da segunda edição da festa junina na praça de Joinville é confirmada
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: