Celesc e prefeitura entram em negociação para criação de parque na Usina do Piraí em Joinville

Negociação está em etapa inicial

Celesc e prefeitura entram em negociação para criação de parque na Usina do Piraí em Joinville

Negociação está em etapa inicial

Bernardo Gonçalves

A Celesc anunciou, durante o evento Portas Abertas, realizado no último fim de semana na Usina Hidrelétrica do Piraí, que deve ceder a área frontal do local para a Prefeitura de Joinville. O objetivo é que o espaço seja transformado em um parque público aberto à população.

Segundo a prefeitura, o processo vinha sendo discutido há anos pela administração municipal, que solicitava a cessão da área à Celesc para poder licitar a utilização do espaço.

Agora, ainda conforme a prefeitura, a definição está na etapa jurídica. Ainda não se sabe se será firmado um termo de cessão ou se haverá a doação da área ao município, tampouco o período de validade do acordo.

A Prefeitura de Joinville estuda como será feita a gestão do espaço e quais serviços poderão ser oferecidos. A ideia é que, além do parque, haja infraestrutura mínima para atender os visitantes, como pontos de venda de água e lanchonetes, já que a região é mais afastada do centro urbano.

Usina Piraí, em Joinville. | Foto: Celesc/Divulgação

Usina Hidrelétrica do Piraí

Inaugurada em fevereiro de 1908, a Usina Hidrelétrica do Piraí é a mais antiga em funcionamento de Santa Catarina e uma das únicas do país que nunca teve sua geração de energia interrompida desde a inauguração. Inicialmente, possuía 400 quilowatt (kW) de potência, fornecendo energia para prédios públicos e para a iluminação das ruas do centro de Joinville.

A energia gerada pela usina foi fundamental para o desenvolvimento econômico e social da cidade, principalmente até a década de 1970, quando o crescimento da região passou a ser suprido também por outras hidrelétricas.

A outorga da usina passou para a Celesc por meio do Decreto Federal nº 59.453, de 3 de novembro de 1966, e teve prorrogação assinada em 1999, com término formal da concessão em 2016. Desde então, passou por processo de automação e hoje é telecomandada diretamente do Centro de Operação da Geração, em Florianópolis.

Leia também:
1. VÍDEO – Quatro pessoas são levadas ao Pronto Atendimento após colisão frontal em Araquari

2. Câmara aprova orçamento de R$ 25,7 bilhões para Joinville até 2029
3. Homem condenado por estupro de vulnerável é preso na casa da namorada em São Francisco do Sul
4. VÍDEO – Motorista causa colisão e foge de local de acidente em Joinville
5. Humorista Rafael Portugal fará show em Joinville; saiba quando


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo