Celesc inaugura subestações em Joinville e lança programa que beneficia famílias de baixa renda

Programa SC + Eficiente troca equipamentos antigos por modelos mais econômicos

Celesc inaugura subestações em Joinville e lança programa que beneficia famílias de baixa renda

Programa SC + Eficiente troca equipamentos antigos por modelos mais econômicos

Lara Donnola

Nesta quinta-feira, 31, a Celesc inaugurou oficialmente a subestação Joinville Perini e lançou o programa SC+Eficiente, que prevê a substituição gratuita de lâmpadas, geladeiras e chuveiros por modelos mais econômicos para famílias em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia também marcou a entrega oficial da ampliação da subestação de Paranaguamirim, totalizando um investimento de R$ 21,5 milhões em infraestrutura energética na cidade.

As duas subestações tiveram a capacidade duplicada, com a instalação de novos transformadores. A subestação Perini beneficiará cerca de 7 mil unidades consumidoras, especialmente na região industrial e nos bairros Dona Francisca, Pirabeiraba, Zona Industrial Norte, Costa e Silva, Jardim Sofia, Santo Antônio, Bom Retiro e Aventureiro.

Já a de Paranaguamirim atenderá mais de 37 mil unidades consumidoras diretamente, além de abrir espaço para a expansão da região Sul, com a chegada de novos empreendimentos. Segundo a Celesc, as ampliações representam um avanço na qualidade, segurança e confiabilidade do fornecimento de energia, alinhado ao compromisso com o crescimento sustentável de Santa Catarina.

Nova subestação Joinville Perini | Foto: Lara Donnola/O Município Joinville

O que é o SC + Eficiente?

O programa SC+Eficiente é uma iniciativa que beneficia famílias em vulnerabilidade social de todo o estado, começando pela região Norte. Ele é destinado a clientes cadastrados como baixa renda, e busca promover a substituição gratuita de equipamentos antigos por aparelhos mais modernos e eficientes.

O projeto promovido pela Celesc faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, e é focado na sustentabilidade. Segundo a gerente da divisão de eficiência energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, os equipamentos entregues pelo programa são pensados justamente para consumir menos energia elétrica.

A gerente explicou que os novos aparelhos realizam as mesmas funções, mas com menor gasto de energia. “Esse é o nosso objetivo, gastar menos energia”, afirmou. Ela ressaltou que os benefícios da substituição são amplos, contribuindo para o sistema elétrico como um todo, para o meio ambiente e, principalmente, para as famílias de baixa renda que participam do programa.

Ela citou o exemplo de uma beneficiária que já percebeu diferença na fatura de energia após receber um novo chuveiro. “A conta dela já baixou significativamente e hoje ela ainda vai receber a geladeira, então vai baixar mais”, disse.

Manuela informou que o programa beneficiará cerca de 6 mil famílias, com a entrega de 5.700 chuveiros, 2.500 geladeiras, 11.400 lâmpadas e 800 padrões de entrada, que são postes para famílias receberem energia em casa de forma regular. O investimento é de cerca de R$ 17 milhões.

O governador de Santa Catarina destacou que a iniciativa leva mais conforto às famílias em situação de vulnerabilidade ao substituir equipamentos antigos por novos modelos que consomem menos energia. “Isso dá conforto para famílias que precisam, garante economia e qualidade de vida”, comentou.

Como participar?

A seleção das famílias é feita pela equipe do projeto, que realiza visitas domiciliares. Os consumidores elegíveis para participar do projeto são pré-selecionados nos municípios contemplados com base em informações das secretarias de assistência social locais e do banco de dados da Celesc.

Manuela ressaltou que o programa exige a entrega dos equipamentos antigos para descarte adequado. Os profissionais sempre estarão uniformizados e identificados com crachás, e utilizarão veículos marcados nas portas com a frase “A serviço da Celesc”, e com a presença das logomarcas do “Programa de Eficiência Energética ANEEL”, da Celesc” e da empresa.

O evento contou com a presença do governador Jorginho Mello (PL), do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, do prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), além de diretores da companhia e outras autoridades estaduais e municipais, representantes da indústria e lideranças comunitárias.


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo