Censo 2022: entenda fatores da mudança populacional em Joinville

Cidade teve um aumento no número de idosos registrado entre os Censos 2010 e 2022

Censo 2022: entenda fatores da mudança populacional em Joinville

Cidade teve um aumento no número de idosos registrado entre os Censos 2010 e 2022

Fred Romano

O Censo 2022 mostra que a população de Joinville aumentou em 101.029 pessoas desde 2010. Os 616.317 habitantes fazem com que a cidade seja a mais populosa de Santa Catarina. Entre o acréscimo populacional, houve um aumento no número de mulheres e também idosos no município joinvilense.

População idosa aumenta

Em 12 anos, a população com mais de 65 anos em Joinville foi de 29.129 para 57.081. A população infantil, com idade entre 0 e 14 anos, foi de 111.746 para 155.470. Apesar de ambos apresentarem um crescimento, quando comparadas as porcentagens, o aumento foi apenas na população com 65 anos ou mais.

Houve um crescimento significativo da população com mais de 65 anos, o que implica em uma diminuição da base da pirâmide etária. Isso significa que há mais pessoas saindo do mercado de trabalho e menos crianças demandando serviços de educação. O número de crianças que precisam de creches tem diminuído e essa tendência deve continuar. Porém, o superintendente estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Santa Catarina, Roberto Kern, explica que este dado não significa que há vagas para todas as crianças.

Em relação à faixa etária de 0 a 4 anos, a proporção diminuiu de 6,65% em 2010 para 5,98%. Todas as faixas etárias até 34 anos diminuíram, enquanto as faixas etárias acima disso aumentaram. Essa redução no número de nascimentos tem sido compensada, em parte, pela migração de pessoas para a cidade. Os dados de migração do Censo 2022 devem ser divulgados apenas em 2024, porém sem cronograma definido até o momento.

Outro dado de destaque referente à idade é a variação de 2010 para 2022 em porcentagem de quatro faixas etárias. De 10 a 14 anos houve uma queda de 8,6% e de 15 a 19 anos a queda foi de 12%. Duas faixas etárias que tiveram aumento foram 90 a 94 anos com 117,7% a mais e 95 a 99 anos com 130,4% a mais.

Mais mulheres

Roberto revela que a transição da população masculina para a feminina tem sido uma tendência constante desde 1991, marcando um ponto de virada na composição demográfica do estado.

Em 1991, Santa Catarina era um dos estados onde a população masculina superava a feminina. No entanto, desde então, essa situação tem se invertido, e agora as mulheres superam os homens. Isso não é um fenômeno exclusivo do estado catarinense, é uma tendência em todo o país.

Em Joinville, no Censo 2022, a razão de sexo é de 96,7 homens para cada 100 mulheres na população residente. Esse dado calcula a proporção de quantos homens há mais que mulheres e vice-versa. O número é calculado pela divisão de homens por mulheres multiplicado por 100. Há um número maior de homens se a razão for maior que 100. Se o número for abaixo dessa marca, há mais mulheres.

Roberto explica que o número de nascimentos de meninos continua a superar o de meninas, mas a partir dos 35 anos, há mais mulheres do que homens. Um fator alarmante é o grande número de mortes causadas por fatores externos, principalmente na faixa etária de 24 anos, onde a probabilidade de um homem de 24 anos morrer é 11 vezes maior do que a de uma mulher. As principais causas externas incluem violência, acidentes e vícios.

Um segundo fator que contribui para a mudança na estrutura demográfica é a expectativa de vida. Embora nasçam mais homens, as mulheres tendem a viver mais na terceira idade.

Envelhecimento da população

A idade mediana da população brasileira e catarinense é de 34 anos e da população joinvilense de 35 anos. Roberto explica que este dado indica um envelhecimento da população.

A idade mediana não é o mesmo que idade média. A mediana exclui os extremos, como as pessoas com mais de 100 anos. Se, por exemplo, a idade mediana for de 30 anos, significa que metade da população tem até essa idade e o restante tem 30 anos ou mais.

Ele também informa que para efeito de comparação é importante pegar a idade mediana de duas cidades com características diferentes. São Francisco do Sul, cidade litorânea e vizinha a Joinville, tem idade mediana de 38 anos.

“Quase 13% da população de São Francisco do Sul tem mais de 65 anos e em Joinville é 9,3%”, informa Roberto. “A pessoa trabalha a vida toda nas indústrias, se aposenta e vai morar na praia”, exemplifica. Este número elevado da idade mediana também é identificado em cidades do interior do estado.

Santa Catarina, conhecida por seu perfil econômico diversificado, com destaque para a indústria de software e metalmecânica em cidades como Joinville, tem sido um importante motor de crescimento no Brasil. O estado cresceu significativamente em termos percentuais, destacando-se devido aos grandes municípios atrativos, como Joinville.


Assista agora mesmo!

Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo