Central de Atendimento ao Viajante de Joinville tem aumento de procura durante período de férias
Serviço foi criado no ano passado
Criada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), a Central de Atendimento ao Viajante (CAV) iniciou suas atividades no mês de julho de 2022. Desde então, realizou mais de 800 atendimentos para usuários que buscam orientações sobre cuidados com a saúde durante viagens.
Nos dois últimos meses de 2022, com a chegada da temporada de férias, a média de atendimentos cresceu em relação aos meses anteriores. “Em novembro e dezembro, atendemos aproximadamente 130 pessoas por mês”, relata a coordenadora do Serviço de Imunização da SES, Nicoli dos Anjos.
Serviços mais buscados
Entre os serviços mais buscados no CAV, estão emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a imunização contra a febre amarela e outras doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com Nicoli, mesmo podendo obter esses documentos pela internet, as pessoas que estiverem planejando sua viagem internacional e precisarem de informações sobre eventuais surtos ou recomendações específicas de saúde no país de destino, podem procurar a equipe da Central de Atendimento ao Viajante.
Vacinas disponíveis
No local, também são oferecidas todas as vacinas do calendário infantil e adulto, possibilitando ao usuário atualizar o seu esquema vacinal.
Além disso, a Central de Atendimento ao Viajante monitora um percentual dos seus usuários no retorno da viagem, com o objetivo de identificar situações que possam se configurar como emergência em saúde pública, como a introdução de novos agravos e doenças e alterações no perfil de transmissão, como surtos e epidemias.
Nicoli explica: “Fazemos esse monitoramento e verificamos se o usuário retornou bem de saúde ou com algum sintoma que considere relevante e que possa estar relacionado à viagem. Nesse caso, orientamos que procure atendimento médico e relate que esteve em outro país”.
O atendimento na Central de Atendimento ao Viajante é gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Sala de Imunização da SES (rua Abdon Batista, 172, Centro). Não é preciso agendar com antecedência.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização