Centro especializado oferece tratamento para pacientes com sequelas da Covid-19 em Joinville
São oferecidos atendimentos de reabilitação nas áreas de fisioterapia, psicologia e nutrição
A agente comunitária de saúde Rosemeri Dalprá é uma das pacientes que está recebendo atendimento no Centro Especializado Pós-Covid de Joinville. Ela ficou 23 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando foi acometida pela doença.
“Tive muita dificuldade para respirar e de movimentar as pernas, além do cansaço”, conta. No Centro Especializado Pós-Covid, a agente comunitária faz tratamento nas áreas de fisioterapia, psicologia e nutrição. “É maravilhoso o atendimento aqui, estou bem melhor e continuo aqui para ter ainda mais disposição”, relata Rosemeri.
O serviço é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Joinville com a UniSociesc e está instalado no campus Anita Garibaldi (rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi).
O serviço atende as pessoas que foram contatadas por telefone pela equipe da Secretaria da Saúde. Neste primeiro momento, estão sendo priorizados os pacientes que precisaram de internação hospitalar em UTI.
Na quarta-feira, 25, foi a vez do operador de empilhadeira Reinaldo dos Santos passar pela triagem da enfermagem e da médica, primeiro passo para iniciar o acompanhamento no local.
Reinaldo enfrentou a doença em maio deste ano quando ficou 12 dias internado e teve perda muscular. Por este motivo, foi encaminhado para a fisioterapia. Além disso, vai realizar uma bateria de exames.
“Aqui é excelente! Com atenção e me perguntaram tudo, sei que vou ter um acompanhamento muito bom”, comenta ele ao demonstrar a expectativa pelo início do tratamento.
Tratamento de sequelas
O centro é voltado ao tratamento das sequelas deixadas pela Covid-19 em pacientes que contraíram a doença. São oferecidos atendimentos de reabilitação nas áreas de fisioterapia, psicologia e nutrição.
“Chega até emocionar a gente ver um ambiente tão bonito e adequado. Para a Prefeitura de Joinville, ter feito este convênio com a UniSociesc foi excelente porque a população é quem sai ganhando”, reforça o prefeito Adriano Silva.
O primeiro passo dos pacientes é o atendimento médico para definição do plano terapêutico. “Em seguida, eles são inseridos no serviço e passam a receber atendimento periodicamente, até a reabilitação”, explica o diretor executivo de Políticas de Saúde da Secretária da Saúde, Andrei Popovski Kolaceke.
Pacientes que necessitam de outras especialidades são acolhidos na Rede Pública de Saúde de Joinville.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube