Centro POP de Joinville volta a atender em horário normal
Em parceria com com entidades católicas, também será oferecido jantar
A partir desta terça-feira, 28, o Centro POP de Joinville, localizado na rua Paraíba, 937, bairro Anita Garibaldi, retoma seu horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Durante o período, os usuários podem ter acesso a serviços de higiene (banho, lavanderia e troca de roupas) e uso do telefone para contato com familiares.
A equipe do Centro POP, também oferece aos usuários informações sobre serviços públicos, tais como acesso ao Auxílio Emergencial, oferecido pelo Governo Federal durante a pandemia do coronavírus, além de atendimento social com orientações sobre emissão de documentos.
Outro apoio oferecido pelo Centro POP, em parceria com entidades católicas, é o fornecimento gratuito de jantar. As refeições são distribuídas de segunda a sábado, às 19h, e aos domingos, às 17h.
Além do atendimento interno, o Serviço de Abordagem Social do Centro POP também está novamente ativo. O serviço tem a participação de educadores e assistente social que vão às ruas orientar as pessoas em situação de rua sobre os direitos que possuem e como podem acessá-los.
Prevenção e orientações Covid-19
O Centro POP também segue as medidas de segurança e higiene para evitar a propagação do coronavírus.
Além de receberem máscaras de proteção para acesso à Unidade, os usuários ouvem pelo sistema de som ambiente do Centro POP mensagens com dicas sobre prevenção do contágio da Covid-19, importância de evitar aglomerações e do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e sintomas da doença.
A Unidade também recebe diariamente a equipe do Consultório na Rua, formada por profissionais da Secretaria da Saúde de Joinville (SAS) que oferece orientações aos usuários do Centro POP e, quando necessário, faz o encaminhamento do usuário para atendimento nas Unidades da rede de saúde.
O Centro POP é vinculado à Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS). Atualmente, o serviço conta com aproximadamente 380 usuários ativos (pessoas cadastradas que estão em situação de rua há mais de seis meses, em Joinville), e cerca de 150 usuários há menos de seis meses em situação de rua ou de passagem pela cidade.