Cerca de 100 indígenas estão desabrigados em Araquari após as chuvas do fim de semana
Duas aldeias estão isoladas devido ao volume da água
Após as chuvas intensas que atingiram toda Santa Catarina, 102 indígenas de Araquari ficaram desabrigados. Eles são de duas aldeias, a Turumã e a Yvaporu.
Segundo Mari, liderança da aldeia Turumã, a água destruiu muitas residências e está baixando muito lentamente. Aqueles que não conseguiram sair da aldeia antes das passagens encherem, estão alojados nas escolas indígenas de cada comunidade.
Conforme o levantamento da Prefeitura de Araquari, são 59 desalojados na aldeia Yvaporu e 43 na aldeia Tarumã.
O restante das aldeias afetadas pelas chuvas, Ka’aguy Mirim Porã, Pindoty, Turumá mirim e Jabuticabeira estão sendo abastecidos por caminhões pipa, contratados pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde.
Como ajudar?
As lideranças indígenas estão organizando arrecadações de roupas, colchões, cobertores, alimentos e água potável. O local de entrega das doações é no espaço cidadania da Univille, na rua Wenceslau Neves, 37, no Centro de Araquari.
A entrega das doações deve ser viabilizada pela Defesa Civil de Araquari, que acompanha a situação. Segundo a prefeitura, o tamanho do prejuízo continua sendo calculado.
Chuvas em Araquari
Somente no sábado, 24, choveu o esperado para dois meses em Araquari. O volume registrado durante o dia de sábado e madrugada de domingo chegou a 207.2 milímetros.
Além dos estragos na área urbana, o trilho do trem também foi danificado, paralisando a operação neste domingo, 25. Conforme a empresa Rumo, responsável pelas operações, não houve incidentes envolvendo trens.
“Equipes de manutenção estão trabalhando para reparar a via e a circulação está paralisada. A previsão de retomada da operação é até o final desta segunda-feira, 26.”, diz a nota.
Ainda no domingo, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade e trabalha para amenizar os estragos. Uma casa foi interditada por conta de um deslizamento na rua Jaraguá do Sul, bairro Itinga. Felizmente, hão houve feridos e a família alugou uma casa em outro endereço.
Leia também:
1. Vinte bairros de Joinville tem desligamentos de energia programados nesta semana
2. Identificado homem morto a tiros por trio em Joinville
3. Saiba quanto choveu em Joinville e quantas ocorrências foram atendidas neste fim de semana
4. Identificado homem que morreu afogado em rio, em Garuva
5. Previsão do tempo em Joinville: confira como será última semana de fevereiro
Assista agora mesmo!
EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA: