Cerca de 200 cães e gatos são castrados em dois dias de mutirão no bairro Vila Cubatão, em Joinville
Serviços foram feitos pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA)
Serviços foram feitos pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA)
No último fim de semana foi realizado um mutirão de castração de cães e gatos no bairro Vila Cubatão, em Joinville. Somando os dois dias da ação, no sábado, 23, e domingo, 24, foram atendidos 197 animais.
Os procedimentos foram feitos no castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante. Após os atendimentos, os tutores foram orientados sobre os cuidados para a recuperação do animal.
O serviço foi oferecido pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Castramóvel Brasil, empresa selecionada após chamamento público para realizar mutirões de castração no município.
Segundo o CBEA, a castração é um cuidado importante para que não haja a procriação desordenada dentro da comunidade, além de evitar doenças e que animais fiquem expostos a situações de risco.
O Centro de Bem-Estar Animal também realiza microchipagem e castração por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desses serviços.
Em Joinville, a castração é gratuita se o tutor integrar o Cadastro Único para Programas Sociais. O procedimento também não tem custo para quem adotou o animal em alguma ONG de proteção animal. E 5% do total anual de castrações credenciadas pelo município são reservadas para os animais de tutores que não se enquadram nas condições anteriores.
Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville, basta digitar “requerer castração de animal” no campo de busca do site.
Leia também:
1. Jovem de 22 anos é morto a tiros no Jardim Paraíso, em Joinville
2. “Partiu fazendo o que amava”: homem que morreu após sofrer infarto em trilha de Garuva é identificado
3. Emprego em Joinville: mais de 670 vagas são divulgadas pelo Cepat
4. VÍDEO – Bateria de moto elétrica explode e causa incêndio em residência no Guanabara, em Joinville
5. Homem é preso por se masturbar dentro de ônibus de Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: