+

Chat GPT: deputado de Joinville cria primeiro projeto de lei com inteligência artificial no Brasil

Projeto quer transparência do estoque de medicamentos do SUS

Chat GPT: deputado de Joinville cria primeiro projeto de lei com inteligência artificial no Brasil

Projeto quer transparência do estoque de medicamentos do SUS

Isabel Lima

O deputado estadual de Joinville Matheus Cadorin (Novo) criou um projeto de lei com ajuda de inteligência artificial (IA), o Chat GPT. O projeto quer promover a transparência do estoque de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Isso facilita tanto para a população quantos os deputados para fazer a fiscalização”, explica Cadorin. Segundo ele, este é o primeiro projeto de lei do país a fazer uso de inteligência artificial para elaborar o texto.

“Pedir para a Secretaria de Saúde que deixe isso no site de uma forma transparente e organizada”, esclarece o deputado. O texto passou por revisão da assessoria jurídica do gabinete.

“A máquina não vai conseguir substituir o ser humano. A gente pode escrever de uma forma, ela redige, mas ela não entende exatamente a lógica do que eu queria dizer”, explica Cadorin sobre a repercussão que a pauta tomou.

Processo de produção

Para a reportagem do jornal O Município Joinville, o deputado disse que testa ferramentas de Inteligência Artificial por hobbie. Esse contato com a tecnologia permite que ele tenha facilidade com as plataformas e lógica do negócio.

Coordenado por ele, o processo de escrita do projeto foi feito em segundos. Mas ele confessa que nem sempre a ferramenta acerta de primeira. “Dessa vez foi porque eu já tinha entendido a lógica do Chat GPT, às vezes a gente tem que escrever e reescrever.”

Embora revisado posteriormente por advogados, não foram feitas alterações, de acordo com Cadorin. “Ela criou uma lei pronta, nos parâmetros jurídicos que uma lei aqui no Brasil precisa ter.”

Mesmo com o sucesso da escrita, o deputado alerta que tecnologia alguma vai substituir o ser humano. “Não vai ser usada em todos os projetos, se achar necessário, usaremos ela como um norteador para facilitar a produção.”

“Foi um teste bem sucedido”, conclui. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 1º, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e agora vai passar pelos processos internos da casa. O próximo passo é a numeração e cadastro no sistema, para que seja votada nas comissões.

Chat GPT

O Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um ferramenta de inteligência artificial com linguagem baseada em deep learning (aprendizagem profunda).

Na prática, o Chat GPT utiliza um algoritmo que permite estabelecer um diálogo a partir do processamento de um grande volume de dados. É uma ferramenta que consegue compreender o significado das frases e desenvolver uma comunicação qualificada.

Veja a publicação do deputado:

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por Matheus Cadorin (@cadorin.matheus)


PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo