Chuvas de meteoros poderão ser vistas nesta semana em Santa Catarina
Informação foi divulgada pelo Observatório Nacional
Informação foi divulgada pelo Observatório Nacional
O Observatório Nacional (ON) divulgou que chuvas de meteoros poderão ser vistos do céu no final deste mês de julho. O fenômeno deve ser visto principalmente entre a noite de quarta-feira, 30, e madrugada de quinta-feira, 31.
Os meteoros são corpos celestes pequenos que cruzam o espaço e invadem a atmosfera terrestre. No momento de transição, a interação com a atmosfera e o oxigênio provoca o incendiamento parcial ou total dos meteoros, criando uma luminosidade, popularmente chamada de estrela cadente.
Quando diversos meteoros atravessam a atmosfera, formam-se as chuvas de meteoros. Os meteoros são detritos de cometas, fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases.
A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos atingirá o ápice na noite de quarta-feira. Essa chuva é conhecida por meteoros brilhantes com taxa de cinco meteoros por hora. “O que é notável sobre esta chuva é o número de meteoros com aspectos de bolas de fogo brilhantes produzidas durante seu período de atividade”, descreve o astrônomo do ON, Marcelo de Cicco.
A velocidade dos meteoros é de 23 quilômetros por segundo (km/s). A localização é na Constelação de Capricórnio. O melhor horário para visualizar, segundo o ON, é a partir da meia noite até próximo ao amanhecer.
A chuva Delta Aquáridas do Sul tem o pico esperado para a madrugada de 31 de julho. Esse fenômeno é caracterizado por uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora no momento de pico. A velocidade é bem maior que a Alpha Capricornídeos: 41 km/s.
A localização no céu é na Constelação de Aquário. O melhor horário para visualizar também é a partir da meia noite até próximo ao amanhecer.
Para aproveitar ao máximo esses eventos astronômicos, o Observatório Nacional sugere como dicas procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa das cidades.
“Olhe para qualquer lugar no céu, pois os meteoros podem aparecer em qualquer parte, mas focar nas constelações de Capricórnio e Aquário pode aumentar suas chances de observar essas maravilhas celestes”, completa o astrônomo Cicco.
As chuvas de meteoros também ajudam a compreender a formação do nosso Sistema Solar, conforme explica Cicco, “pois ao investigar as propriedades dos detritos, é possível entender mais sobre os cometas e até mesmo fragmentos lunares e marcianos, resultantes de impactos antigos, assim como objetos próximos à órbita terrestre com atividade (Neos, sigla em inglês para Near Earth Objects).
Leia também:
1. Coreógrafo explica apresentação que gerou nota de repúdio da Câmara de Joinville e reforça que não houve “intenção de chocar”
2. VÍDEO – Policiais auxiliam bebê de nove meses engasgado em Joinville
3. Divulgadas informações de velório e enterro de homem que morreu prensado por máquina em Joinville
4. GALERIA – Festival das Flores de inverno é atração em Joinville; confira até quando
5. “Fraude Nacional”: Joinville é alvo de operação contra golpe que prometia liberação de recursos do BNDES
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: