+

Ciclone causa danos e interdições em São Francisco do Sul, Araquari e Garuva

Prefeituras informaram suspensão de serviços

Ciclone causa danos e interdições em São Francisco do Sul, Araquari e Garuva

Prefeituras informaram suspensão de serviços

Fred Romano

O ciclone extratropical que passa por Santa Catarina causou danos e interdições na região de Joinville nesta quinta-feira, 13. As cidades vizinhas São Francisco do Sul, Araquari e Garuva foram afetadas pelo fenômeno.

Araquari

A Defesa Civil, Secretaria de Obras e Corpo de Bombeiros de Araquari estão atendendo, nesta quinta-feira, ocorrências relacionadas a destelhamentos e quedas de árvores sobre vias e residências.

Os principais bairros atingidos, até o momento, são o Porto Grande, Corveta, Areias Pequenas e Ponto alto, mas vários pontos do município foram afetados pelo vento forte, reflexo do ciclone extratropical que atinge todo estado.

“A velocidade do vento deve permanecer intensa, com rajadas de 60 a 70 quilômetros por hora (km/h), até o meio da tarde desta quinta-feira, reduzindo gradativamente. Não há previsão de chuva para a nossa região”, explica o diretor da Defesa Civil de Araquari, José Antônio Vázquez.

Até agora, três escolas e cinco residências foram, parcialmente, destelhadas. A Defesa Civil recebeu notificação de cinco árvores caídas, duas em vias públicas e as outras três, em residências. Nenhuma edificação foi atingida, até o momento.

Em decisão tomada em conjunto com a Defesa Civil e, para garantir a segurança, o Parque Municipal Refúgio dos Pássaros foi fechado, nesta quinta-feira. As aulas da rede municipal de ensino (escolas e CEIs) foram suspensas durante o período vespertino, desta quinta-feira.

“Adotamos essas medidas para garantir a segurança dos nossos alunos e de quem circula pelo parque”, enfatiza o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira.

São Francisco do Sul

A Prefeitura de São Francisco do Sul informou que, devido aos fortes ventos causados pelo ciclone, a BR-280 está com árvores caídas na pista. O acesso à Praia do Ervino, na Estrada da Gamboa, está totalmente interditado devido aos fortes ventos causados pelo ciclone, que ocasionaram a queda de uma árvore e um poste. A Celesc irá realizar a retirada da árvore sobre a pista.

A prefeitura, por meio da Secretaria dos Balneários, realiza, nesta quinta-feira, a poda de um pinheiro na Estrada do Forte, esquina com a rua Montreal. A rota de desvio é pela Orla de Itaguaçu. Há sinalização no local.

A Secretaria Municipal de Esportes informou que a quadra da rua Descanso, no bairro Ubatuba, sofreu danos com os fortes ventos causados pelo ciclone na noite desta quarta-feira, 12. A quadra teve sua construção iniciada em 2017. Atualmente, encontra-se interditada em virtude do processo judicial, que impede qualquer melhoria até o seu desfecho.

O transporte hidroviário de passageiros, realizado de lancha pela empresa Jeniffer Hoepers, poderá sofrer alteração de horários ou paralisação do cronograma operacional nas próximas 48 horas, para proporcionar condições de navegabilidade segura aos usuários. O transporte hidroviário realizado pelo ferry boat, está paralisado até que a travessia opere em condições de segurança.

A Secretaria Municipal de Educação orienta aos pais e responsáveis a permanecerem com os alunos em casa. As escolas continuarão abertas normalmente, atendendo em caráter de emergência, priorizando a segurança de todos. Na ausência dos alunos, a frequência será justificada.

A Águas de São Francisco do Sul informa que, devido às oscilações na rede elétrica que atende o sistema de abastecimento de água do município em razão dos ventos provocados pelo ciclone, pode haver precariedade e oscilação de pressão na rede nesta quinta-feira.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento nas unidades abaixo está suspenso:

  • Prédio da Secretaria Municipal de Saúde onde estão farmácia, Tratamento Fora de
  • Domicílio (TFD) e Policlínica de Referência Microrregional (Premir)‌
  • Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Rocio Pequeno, Paulas, Ervino, Miranda e
  • Rocio Grande‌
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
  • Centro de Atendimento Especializado de Prevenção à Saúde (Caeps)
  • O Hospital Municipal Nossa Senhora da Graça (HMNSG) e UPA estão funcionando
  • normalmente. Após as avaliações dos danos nas unidades, serão divulgados os horários
  • de retomada dos atendimentos.

A abertura do 12º Festival Gastronômico São Chico em Sabores, que estava marcada para esta quinta-feira, foi transferida para esta sexta-feira, 14, às 19h. A nova programação do festival será divulgada em breve.

Contatos de emergência em São Francisco do Sul:

  • Defesa Civil: (47) 3471-2256 (WhatsApp) e 199;
  • Assistência Social: (47) 9-9906-0007; (47) 9-8497-4450; (47) 9116-4538; (47) 9971-3431;
  • Polícia Militar: 190
  • Corpo de Bombeiros: 193

Garuva

Na manhã desta quinta-feira representantes da Prefeitura de Garuva reuniram-se para tratar sobre as medidas cabíveis em consequência ao ciclone extratropical que assola o município.

Há fios energizados e soltos pelas vias, gerando riscos. As ocorrências de destelhamento e danos nas residências devem ser comunicadas à Defesa Civil para avaliação e remoção das famílias, caso necessário;

O município encontra-se sem energia elétrica e pode ficar sem sinal de celular em algumas horas. A Prefeitura de Garuva trabalha na instalação de estruturas de radiocomunicação para atender as equipes de apoio e na organização de um abrigo provisório.

As Unidades de Saúde encontram-se fechadas temporariamente, mas a Unidade de Pronto Atendimento funciona normalmente. As aulas de todas as instituições de ensino do município continuam suspensas;

Em casos de emergência ou urgência, entre em contato com a Defesa Civil no telefone 199 ou 193 com o Corpo de Bombeiros.

Leia também:
1. VÍDEO – Ventos causam mais de 30 quedas de árvores em trecho da Serra Dona Francisca
2. Caminhões tombam devido aos fortes ventos na BR-101, em Garuva
3. Defesa Civil emite alerta de frio intenso na região Norte devido ao ciclone extratropical
4. VÍDEO – “Barulho foi muito alto”: vento derruba árvore em cima de casa em Joinville
5. VÍDEO – Motociclista é arrastado por forte ventania no Oeste Catarinense


Assista agora mesmo!

Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo