Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU
Summit Cidades 2021 acontecerá nesta quinta e sexta-feira
Summit Cidades 2021 acontecerá nesta quinta e sexta-feira
Joinville vai sediar o Summit Cidades 2021, evento realizado nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, no Ágora Tech Park. Com o tema “tecnologia e inovação para desenvolver eficiência urbana”, o encontro buscar levantar ideias, conceitos, práticas e projetos para transformar as cidades em territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis.
Uma dos objetivos é alinhar os projetos do setor com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016 e que definiu parâmetros para medir o crescimento econômico com redução da pobreza e desigualdade, além do compromisso com mudanças climáticas.
Na visão de Silvio Zancanaro, presidente do Ciga (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal), e prefeito de Campos Novos (SC), é necessário estimular que as cidades catarinenses sejam signatárias dos ODS. “Um apoio institucional e, com a rede de Observatórios de Santa Catarina, pensar como planificar estes indicadores e medir a evolução das cidades com dados”, pensa.
A intenção do consórcio é criar estes parâmetros no planejamento estratégico até 2030 da entidade e em cada uma das novas soluções que serão oferecidas aos municípios associados. O Ciga é o maior consórcio de tecnologia do Brasil e tem 294 municípios associados em Santa Catarina.
“Está se falando muito no uso em veículos elétricos. E existe um ODS específico para questão do clima, eficiência energética e um método de medição”, explica.
O encontro vai reunir especialistas em smart cities e entidades catarinenses como o Ciga, Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), além de debates com líderes da Câmara de Cidades Inteligentes da Fiesc e da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), entre outros.
O Summit Cidades é uma realização conjunta da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga), Câmara de Smart Cities da Fiesc e Perini City Lab, ambiente de inovação para cidades inteligentes do Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Para Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e diretor de novos negócios no Ágora Tech Park, é necessário promover ações e políticas que facilitem gestores públicos a planejar e implementar soluções e tecnologias para as cidades, além de conectar empresas, seja para utilização ou comercialização de serviços e produtos.
“Entendemos que esta é uma janela de oportunidade única para Santa Catarina, que pode impulsionar a travessia entre estado consumidor à cluster mundial de soluções para cidades, um verdadeiro smart state”, avalia.
Leia também:
— Ciclista que morreu em Joinville havia escrito carta para esposa falecida
— Joinvilenses têm até domingo para regularizar dívidas com prefeitura
— Goleiro do JEC Futsal é convocado à Seleção Brasileira
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: