Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU

Summit Cidades 2021 acontecerá nesta quinta e sexta-feira

Cidades catarinenses devem adotar tecnologias que atendam metas de sustentabilidade da ONU

Summit Cidades 2021 acontecerá nesta quinta e sexta-feira

Redação O Município Joinville

Joinville vai sediar o Summit Cidades 2021, evento realizado nesta quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, no Ágora Tech Park. Com o tema “tecnologia e inovação para desenvolver eficiência urbana”, o encontro buscar levantar ideias, conceitos, práticas e projetos para transformar as cidades em territórios inovadores, humanos, criativos e sustentáveis.

Uma dos objetivos é alinhar os projetos do setor com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), plano lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016 e que definiu parâmetros para medir o crescimento econômico com redução da pobreza e desigualdade, além do compromisso com mudanças climáticas.

Na visão de Silvio Zancanaro, presidente do Ciga (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal), e prefeito de Campos Novos (SC), é necessário estimular que as cidades catarinenses sejam signatárias dos ODS. “Um apoio institucional e, com a rede de Observatórios de Santa Catarina, pensar como planificar estes indicadores e medir a evolução das cidades com dados”, pensa.

A intenção do consórcio é criar estes parâmetros no planejamento estratégico até 2030 da entidade e em cada uma das novas soluções que serão oferecidas aos municípios associados. O Ciga é o maior consórcio de tecnologia do Brasil e tem 294 municípios associados em Santa Catarina.

“Está se falando muito no uso em veículos elétricos. E existe um ODS específico para questão do clima, eficiência energética e um método de medição”, explica.

Atrações e inscrição

O encontro vai reunir especialistas em smart cities e entidades catarinenses como o Ciga, Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), além de debates com líderes da Câmara de Cidades Inteligentes da Fiesc e da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), entre outros.

O Summit Cidades é uma realização conjunta da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga), Câmara de Smart Cities da Fiesc e Perini City Lab, ambiente de inovação para cidades inteligentes do Ágora Tech Park. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Santa Catarina poderá ser um “smart state”

Para Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e diretor de novos negócios no Ágora Tech Park, é necessário promover ações e políticas que facilitem gestores públicos a planejar e implementar soluções e tecnologias para as cidades, além de conectar empresas, seja para utilização ou comercialização de serviços e produtos.

“Entendemos que esta é uma janela de oportunidade única para Santa Catarina, que pode impulsionar a travessia entre estado consumidor à cluster mundial de soluções para cidades, um verdadeiro smart state”, avalia.

Leia também:
— Ciclista que morreu em Joinville havia escrito carta para esposa falecida
— Joinvilenses têm até domingo para regularizar dívidas com prefeitura
— Goleiro do JEC Futsal é convocado à Seleção Brasileira


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo