CIEE inaugura espaço Jovem Cidadão em Joinville
Instalações permitirão triplicar treinamento e qualificação de jovens entre 15 a 24 anos
O Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE-SC) inaugura às 18 horas desta sexta-feira, 10, em sua unidade de Joinville, o “Espaço Jovem Cidadão”, que ampliará a capacidade de formação profissional de jovens para a inserção no mercado de trabalho.
As novas instalações permitirão atender de forma gratuita e presencialmente até 1.600 jovens de 15 a 24 anos de famílias de baixa renda. Esse número representa o triplo de jovens atendidos atualmente pela Unidade do CIEE-SC em Joinville. O Espaço de três andares oferece salas de aula, auditório e um laboratório de informática, que será instalado em 2022.
O programa CIEE Aprendiz visa garantir o direito dos jovens à educação e à profissionalização, tornando compatível a coexistência entre o trabalho e o estudo. A aprendizagem profissional foi criada por meio da Lei 10.097/2000 que determina a contratação de aprendizes de no mínimo 5% do quadro de pessoal, com jornada de trabalho de 4 a 6 horas, dividida entre atividades práticas na empresa e aulas teóricas no CIEE-SC.
Em 2020, 8.104 jovens foram contratados por 2.574 empresas em Santa Catarina. No ano, 1679 aprendizes se formaram no programa, que existe há 20 anos no estado. Por conta da pandemia, a formação profissional também passou a ser oferecida por ensino à distância. Entre as áreas de formação estão aprendiz em informática, linha de produção, logística, operador do comércio, polivalente da indústria, rotinas administrativas e atendimento. A capacitação é oferecida por 21 unidades da instituição espalhadas pelo estado.
O CIEE-SC dispõe de um corpo multidisciplinar, composto por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, além de setores administrativos, que dão suporte às necessidades das partes envolvidas no processo. Em Joinville e região existem 27 mil empresas ativas que poderiam ofertar 5.650 vagas de aprendiz e atualmente pouco mais de 2 mil jovens estão contratados. “Há um grande potencial de aprendizado e, por isso fizemos o investimento na ampliação da nossa capacidade de atendimento”, destaca o presidente do Conselho de Administração, Luiz Carlos Floriani.
O novo prédio do CIEE-SC foi erguido no mesmo terreno onde está conservado um casarão construído em 1931 e que foi tombado pelo patrimônio histórico municipal, como unidade de interesse de preservação. Uma parceria firmada entre o CIEE-SC e a Prefeitura de Joinville, através da fundação cultural, permitiu que se resguardasse a memória, preservando e mantendo o casarão, que após devidamente restaurado passou a abrir a unidade CIEE-SC de Joinville, abrigando inclusive sala de aula, ficando previamente definido que se utilizasse a área livre para construção de um ambiente moderno destinado aos jovens.
A partir de agora no casarão funcionará somente a parte administrativa da unidade. “Conseguimos conciliar o antigo e o moderno numa mesma área, ao mesmo tempo que fica demonstrada a possibilidade de parcerias fortes entre o setor público e o privado, para preservarmos nossa memória sem abrirmos mão de investirmos em obras modernas que atendam às necessidades das organizações e da sociedade em geral”, explicou Floriani.
Leia também:
– Ônibus de acesso ao Mirante de Joinville volta a circular; veja horários
– Com auxílio de socorristas, adolescente dá à luz na BR-101, no Litoral Norte
– PM é acionada após aluno fazer ameaças de morte em escola do Vale do Itajaí
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube