X
X

Buscar

Circuito de exposições celebra 50 anos de carreira de artista joinvilense

Abertura do circuito de exposições das obras de Môa aconteceu nesta sexta-feira

O artista joinvilense Môa está comemorando 50 anos de carreira. Para marcar meio século de dedicação às artes plásticas, um circuito de exposições está sendo preparado em Joinville. Nesta sexta-feira, 29, às 19h30, ocorreu, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, a abertura da exposição “Olhar por Onde Andei”.

A cerimônia de abertura será no átrio da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, e contará com a presença do artista, apresentação de violão com músicas da Orquestra Guarani, exposição de trabalhos de estudantes da Escolinha de Artes Infantis inspirados nas obras de Môa e autógrafo em livros.

A mostra traz obras de diferentes fases de sua carreira, incluindo pinturas de grandes e médios formatos, documentos históricos e livros ilustrados por ele. Suas obras passam uma poética que pode ser vista como algo simples, mas que revelam a complexidade representada por meio da união de diversos pássaros para formar uma obra. A galeria receberá as telas com formatos grande e médio e estarão abertas à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, até 27 de setembro.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

A comemoração do quinquagésimo ano de carreira do Môa também será feita no Arquivo Histórico de Joinville. A abertura da exposição será na quinta-feira (4/9), com exibição de documentos pessoais, registros familiares e capas de livros ilustradas. A exposição fica aberta até 27 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O Shopping Mueller já recebeu uma grande plotagem com as peças de Môa, que ficam em exposição todos os dias, das 10h às 22h, até 14 de setembro.

Já na sede da Sociedade Cultural Alemã de Joinville, a abertura da exposição será no dia 7 de setembro. O evento contará com a apresentação da Orquestra Acadêmica Villa-Lobos, da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura. A atração faz parte da programação do Domingos Musicais, a partir das 10h30. O local recebe as obras de pequeno e médio porte, até 27 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 16h.

Além da representação de pássaros, explorando o movimento, a repetição e a relação entre o indivíduo e o coletivo, as obras transmitem uma sensação de liberdade e ritmo. A construção das obras ocorre com um pássaro por vez até chegar na revoada final, fazendo uma profunda meditação sobre o indivíduo e o coletivo visualmente impactante. A entrada é gratuita em todos os locais.

Quem é Môa?

Moacir Moreira é um joinvilense nascido em 1950, que desde a década de 70 se dedica às artes plásticas. O artista teve uma passagem por São Paulo, participando de ateliês e da Bienal Nacional de 1976. Sua obra se consolidou com os pássaros como tema central, explorando movimento, serialidade e a relação entre indivíduo e coletivo.

Com exposições em diversas capitais e participação em salões nacionais, ele desenvolveu séries como Tudo Passará, Frestas do Tempo e Véus do Tempo, além de painéis públicos, como o do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria em Joinville. Em 2014, uma retrospectiva no Museu de Arte de Joinville celebrou seus 40 anos de carreira, acompanhada do livro Moa 40 Anos.

Confira onde visitar as exposições

Exposição “Olhar por onde Andei” – obras grandes e médias
Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew
Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, até 27/9
Entrada gratuita

Exposição “Olhar por onde Andei” – documentos da história de Môa
Arquivo Histórico de Joinville
Abertura 4 de setembro, às 19h
Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até 27/9
Entrada gratuita

Exposição “Olhar por onde Andei” – obras pequenas e médias
Sociedade Cultural Alemã de Joinville
Abertura 7 de setembro, às 10h30
Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 27/9
Entrada gratuita

Exposição “Olhar por onde Andei” – plotagem de obras
Shopping Mueller
Visitação todos os dias, das 10h às 22h, até 14/9
Entrada gratuita


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: