Fábrica Ciser/Divulgação

 

A empresa Ciser, de Joinville, pretende expandir em mais de 20% neste ano de 2021. Para viabilizar este avanço, as principais estratégias são aumentar o foco no cliente, fortalecer a marca, investir em inovação, ampliar a base de clientes e de produtos, e elevar a eficiência em gestão de pessoas.

Para fortalecer a marca, de acordo com o diretor comercial Renato Fiore, além de ações de marketing, a empresa também pretende apostar em inteligência artificial, produções audiovisuais e ampliação da presença em canais digitais.

Os principais lançamentos devem se concentrar em produtos que completam as linhas de químicos e fixadores. Os mercados-alvos, conforme Fiore, são indústria geral – atuação em todos os segmentos-, varejo e construção civil.

Renato Fiore, diretor comercial/Ciser/Divulgação

“A atuação em um amplo leque de setores é um dos pontos fortes da Ciser, oferecendo soluções em fixação de acordo com as demandas do mercado”, afirma o diretor comercial.

Se comparado ao total aplicado no ano passado, por exemplo, com investimento no projeto de implantação da Indústria 4.0, a Ciser dobrou o investimento previsto.

O planejamento para este ano também é fortalecer o conceito de “Open Innovation”, um modelo de inovação aberta que encoraja empresas a buscar fontes externas para criar novos produtos e soluções, aumentando a eficiência e competitividade do negócio.

“Essas são as principais estratégias para pavimentar o crescimento previsto, mesmo em um cenário econômico difícil, que esperamos superar com ousadia”, destaca Fiore.

Maior cobertura internacional

Com atuação de mais de 20 anos no mercado internacional, a Ciser tem como plano estratégico alcançar uma maior cobertura de negócios em diferentes países. A meta é que esta ampliação aconteça ao longo dos próximos cinco anos.

As parcerias internacionais e projetos que buscam fornecer soluções locais, inclusive, já vêm sendo realizados em diversos segmentos.

“Crescer no mercado internacional segue, além de uma tendência de mercado, uma demanda estratégica do grupo, dialogando com as necessidades de estarmos mais próximos de clientes estratégicos”, admite Fiore.

Trazendo para o âmbito nacional, mais especificamente para solo catarinense, foi justamente em Joinville que a empresa construiu sua primeira unidade fabril, em 1959.

O principal intuito, à época, foi atender aos clientes da Casa do Aço, loja de ferragens e ferramentas que a família Schneider tinha desde 1881. A loja funcionava na rua do Príncipe, no Centro da cidade.

Atualmente, a atual fábrica se localiza na cidade vizinha de Araquari e, conforme o diretor comercial, recebe diariamente um número expressivo de trabalhadores de Joinville, cidade que sedia o prédio administrativo, centro de distribuição e outras empresas que compõem o grupo.

“A nossa identidade continua sendo joinvilense: mantemos firme a nossa tradição, aliada à inovação”, destaca.

Empresa aumenta quadro de funcionários na pandemia

Assim como muitas empresas do país, durante a pandemia da Covid-19, a Ciser precisou se adequar a novas medidas de segurança para preservar a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

Contudo, apesar da crise econômica registrada no país, em 2020, a empresa aumentou o quadro de funcionários. Fiore assegura que este é um movimento que deve permanecer em 2021, a fim de que os objetivos traçados sejam alcançados.

Com relação a medidas sanitárias, a empresa adotou o revezamento das equipes entre o home office e o trabalho presencial. Os colaboradores que mantiveram as atividades de forma presencial, passam por aferição da temperatura corporal antes de acessar a empresa.

“Os colaboradores dos grupos de risco são mantidos preferencialmente em atividades remotas. Na empresa, o uso de máscara é obrigatório. Os ambientes internos estão ventilados, com álcool em gel disponível em vários locais”, garante.

A fim de manter uma comunicação transparente, segundo Fiore, a Ciser envia semanalmente um boletim sobre a Covid-19, com número de casos na empresa.

Além disso, há um protocolo médico, compartilhado com os gestores, para encaminhamento de casos suspeitos à realização da testagem. A empresa também incentiva a realização de tele-consultas e mantém o acompanhamento dos casos suspeitos e de isolamento.

Durante a pandemia da Covid-19, a Ciser também realizou ações solidárias que beneficiaram o Norte de Santa Catarina, com a doação de mais de 6 mil máscaras para instituições de Joinville e Araquari.

“Ao contribuir com novos respiradores, a companhia também apoiou uma iniciativa da Associação Empresarial de Joinville (Acij), em parceria com outras empresas, na entrega de 30 novos leitos e mais um centro cirúrgico para o Hospital São José”, finaliza Fiore.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube