Clínica de estética é interditada por oferecer bronzeamento artificial em Jaraguá do Sul
Polícia Civil e Vigilância Sanitária atuaram na ocorrência
Uma clínica de bronzeamento artificial foi fechada pela Vigilância Sanitária em Jaraguá do Sul nesta quarta-feira, 23. A Polícia Civil do município atuou na ocorrência.
A clínica de estética tinha câmaras de bronzeamento, prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde 2009. O funcionamento desses equipamentos é baseado na emissão de radiação ultravioleta, aumentando substancialmente as chances de surgimento de câncer de pele.
No início deste ano, a Vigilância Sanitária municipal já havia fechado as três câmaras de bronzeamento artificial deste estabelecimento. Mas mesmo com o fechamento, foi apurado que a proprietária continuava a usar as câmaras em sessões pré-agendadas com clientes.
Na tarde desta quarta-feira, uma nova fiscalização foi realizada no estabelecimento. Os lacres colocados pela vigilância foram rompidos e os equipamentos continuavam a ser usados.
Os fiscais da vigilância lacraram novamente os equipamentos e interditaram o estabelecimento, já que a proprietária descumpriu as determinações impostas anteriormente.
Além dos procedimentos administrativos instaurados pela Vigilância Sanitária, a proprietária também responderá a inquérito policial, que apura a possível prática de crime contra as relações de consumo.
Conforme Resolução n.º 56-2009, da Anvisa, é proibido o uso de equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta, porquanto restou comprovado que causam malefícios a saúde humana.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube