Colégio Dom Bosco de Joinville recebe homenagem nesta sexta-feira na Alesc
Centro completou 25 anos de fundação neste mês de agosto
Centro completou 25 anos de fundação neste mês de agosto
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) irá realizar nesta sexta-feira, 29, uma sessão especial para homenagear o Centro Educacional Dom Bosco de Joinville, que neste mês de agosto completou 25 anos de serviços prestados à sociedade catarinense.
O autor do requerimento da sessão foi o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). A solenidade, que homenageará também pessoas, instituições e empresas que fazem parte da história do colégio, começa às 19h.
“A instituição cultiva em Joinville a inclusão, a esperança e o desenvolvimento social por meio da orientação salesiana. Com os valores que carrega busca destacar e contribuir para uma Santa Catarina mais justa, humana e com futuro”, disse Padre Pedro, autor do pedido aprovado pela Alesc para a realização da sessão solene.
O Centro Educacional Dom Bosco é uma obra social salesiana sem fins lucrativos que há 25 anos promove a educação, com caráter beneficente, cultural e de assistência social. Sua missão vai muito além da sala de aula: a escola acolhe, orienta e forma adolescentes e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades concretas para transformar suas vidas.
O colégio atua com mais de 600 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Oferece acolhimento, educação e oportunidades por meio de programas como o Jovem Aprendiz, um trabalho que transforma vidas e coloca o jovem como protagonista da sua própria história.
No centro são promovidas atividades culturais, esportivas e socioeducativas que fortalecem valores como solidariedade, responsabilidade e respeito. Trabalha em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio das Secretarias de Educação, da Assistência Social e Desenvolvimento Econômico e Inovação nos programas Trilhas da Educação, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Introdução ao Mundo do trabalho.
As parcerias visam ampliar a qualidade de tempo dos adolescentes com atividades que fortalecem competências cognitivas, socioemocionais e criativas no contraturno escolar. O Centro Educacional Dom Bosco ainda atua no programa Geração 2030, uma força de empoderamento juvenil, que tem como base a espiritualidade salesiana e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: