X
X

Buscar

Conteúdo oferecido por:

Colégio Machado de Assis de Joinville aposta em inovação e ensino flexível para 2022; saiba as novidades

Novo Ensino Médio, propostas pedagógicas e salas inovativas são algumas das mudanças no ano letivo 2022

O ano letivo de 2022 começa em poucas semanas e o Colégio Machado de Assis, localizado no bairro Saguaçu, em Joinville, vem implementando diversas novidades que irão auxiliar os estudantes e professores do Ensino Infantil até o Ensino Médio. Os projetos visam usar de técnicas cognitivas-afetivas e um ensino mais flexível para o desenvolvimento de um indivíduo capaz de ser o autor de sua própria história.

Novo Ensino Médio

A primeira mudança está ligada à adoção do Novo Ensino Médio, modelo anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017 e aprovado em 2021. O Colégio Machado de Assis vem realizando a mudança desde o ano passado, com um projeto piloto.

A principal mudança está no currículo que, agora, será 60% preenchido pelas disciplinas ofertadas pela Base Nacional Comum Curricular e os outros 40% serão destinados aos chamados itinerários formativos. Ao todo são cinco opções de áreas de estudo que podem ser ofertadas, dependendo da escola.

O Colégio Machado de Assis permitirá que os alunos escolham entre dois modelos de itinerários formativos, que consistem em conjuntos de unidades curriculares que permitem ao aluno aprofundar seus conhecimentos em determinada área. Na escola, os modelos de Linguagens & Humanas e Matemáticas & Naturezas estarão disponíveis para os alunos que se matricularem no ano letivo.

“Os alunos podem optar e experimentar projetos, vivências e práticas nas áreas escolhidas, aprofundando ainda mais o conhecimento e ajudando no projeto de vida, que por sua vez serve como discernimento vocacional”, explica o diretor do Colégio Machado de Assis, Gilmar da Silva Ferreira.

Com essa reforma no modelo tradicional de Ensino Médio, os estudantes podem escolher as disciplinas que querem se especializar, pensando nas carreiras profissionais. O novo formato passa a valer em 2022 apenas para os alunos do 1º ano do Ensino Médio matriculados.

Algo adotado pensando em auxiliar aos estudantes foi a disciplina Projeto de Vida, ofertada desde o 9º ano para que os alunos pudessem se preparar para a escolha, inclusive dos itinerários do ano seguinte. Para Gilmar, as aulas do itinerário são práticas e dinâmicas, possibilitando o protagonismo do aluno.

O aluno também passará a ter pelo menos um dia de ensino integral, com o aumento na carga horária de aulas, subindo de 800 para mil horas anuais. A mudança não afeta o calendário do ano letivo e sim a jornada diária do aluno. “No colégio, o itinerário é ofertado um dia da semana durante o período integral, os outros dias permanecem com o horário regular do turno e não alteram em nada o calendário escolar”, relata o diretor.

Na formação geral básica, os estudantes continuam recebendo toda a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os vestibulares tradicionais com aulas de aprofundamento visando os cursos mais concorridos. “Para 2022, os alunos do 1º ano já estão fazendo a sua opção de itinerário. Já os terceiranistas permanecem no formato extensivo com preparação efetiva e dinâmica para os vestibulares e Enem”, completa Gilmar.

Educação Infantil: ​uma nova proposta pedagógica para um novo tempo

A infância é a etapa mais importante do desenvolvimento humano e​, para o Colégio Machado de Assis​, deve ser considerada em todas as suas especificidades. Pensando nisso, a escola propõe, para a Educação Infantil, uma linha teóric​o-metodológica que se orienta ​pela Pedagogia Cognitivo-afetiva.

Essa concepção considera os fatores afetivos ​e cognitivos em interrelação com as demais dimensões ​do desenvolvimento, propondo assim uma formação humana integral; aproximando a criança, a família e a escola na formação e no fortalecimento de relações sociais. “As crianças não são máquinas programadas para aprender, nem adultos em miniatura. São sujeitos sociais, com diferentes histórias de vida e estilos ​de aprendizagem”, afirma Olga Freitas, coordenadora nacional de educação básica da União Brasileira de Educação Católica (UBEC).

No Colégio Machado de Assis,  a aprendizagem é compreendida como um fenômeno social e, por isso, se apoia em estudos da Neurociência aplicáveis à sala de aula, no  fortalecimento de vínculos, no desenvolvimento ético e no protagonismo infantil.  “Para nossas crianças, a escola deve ser espaço de felicidade, aconchego, de realização de sonhos, de descobertas e construção do futuro. De​ve ser um lugar onde elas gostem de estar”, defende Olga.

Os espaços de aprendizagem​ compõem a proposta pedagógica. Inspirando-se no meio ambiente, na biodiversidade, ​os espaços de aprendizagem, como as salas de aula, ​sala de artes, ​sala do soninho, refeitório e parquinho, trazem como temas personagens da fauna e flora brasileira. “Isso promove um grande encontro entre as crianças e a natureza​, abraçando e conduzindo momentos prazerosos de aprendizagem e desenvolvimento”, reafirma.

Sala Inovativa: mão na massa

Em 2022, o Colégio Machado de Assis também implementará o projeto da Sala Inovativa, ou a chamada Sala maker​, ambiente em que as crianças são estimuladas a solucionarem problemas da vida real, utilizando tecnologias de ponta e conceitos de robótica.

“Com o local, queremos realmente que a criança coloque a mão na massa”, relata Olga Freitas. O ambiente é moderno, acolhedor e estimulante. “Nossas crianças são incentivadas a aprender por meio de vivências práticas, com muita ludicidade, tecnologia e inovação, além da construção do conhecimento”, aponta.

Com a Pedagogia Cognitivo-afetiva, ​novos ambientes de aprendizagem e a sala inovativa, o Colégio Católica Machado de Assis ​”se alinha às demandas do tempo presente e aponta caminhos para alguns dos principais dilemas educacionais​, colaborando para a formação de sujeitos técnic​a e profissionalmente competentes, mas que, também, atuam em sociedade de forma ética, justa e cidadã”.

“Para nós, educar é sentir a vida. Na Educação Infantil, isso se traduz em cuidar, aprender, brincar e ser!”, finaliza Olga.

Matrículas abertas

As matrículas e rematrículas do Colégio Machado de Assis estão abertas. Para os interessados, basta acessar o site oficial do colégio e agendar a sua visita ou fazer a matrícula e rematrícula pelo site.

Dúvidas podem ser retiradas pelo telefone (47) 3272-0653 ou pelo email: secretaria@machadodeassis.com.br. O colégio fica na rua Herval D’Oeste, número 335, no bairro Saguaçu, em Joinville, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.