+

Colégio Positivo em Joinville promove coleta de materiais escolares para reciclagem

Programa destina valor arrecadado com material reciclado para projetos sociais

Colégio Positivo em Joinville promove coleta de materiais escolares para reciclagem

Programa destina valor arrecadado com material reciclado para projetos sociais

Fred Romano | Revisão

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel usados na rotina escolar podem ser descartados no Colégio Positivo em Joinville. A ação faz parte do Programa de Logística Reversa de Livro Didático dos Colégios da Rede Positivo.

Segundo o Colégio Positivo, o programa visa reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. Devido ao sucesso da iniciativa, o projeto agora é permanente, com caixas coletoras disponíveis em todas as unidades da rede no Paraná e em Santa Catarina.

A unidade do Colégio Positivo em Joinville fica na rua Aquidaban, 200.

Resultado

A receita obtida com a venda desses materiais para empresas de reciclagem é integralmente destinada aos projetos sociais desenvolvidos por alunos e professores em comunidades locais. Em 2023, o programa arrecadou aproximadamente 26 toneladas de materiais, o equivalente a cerca de 90 mil livros.

Neste ano, os recursos obtidos foram utilizados para a revitalização do parquinho do CMEI Profa. Odette Cominato, em Ponta Grossa (PR), que recebeu novos balanços, escorregadores, pontes de escalada e um brinquedo musical. Para o próximo ano, outra cidade onde o colégio tem unidade será beneficiada.

A equipe do Instituto Positivo — braço social do Grupo Positivo — fez um levantamento de potenciais organizações que poderiam ser beneficiadas com o projeto e, conforme as diretrizes estabelecidas, selecionou o CMEI Odette Cominato.

“Fomos recebidos pela Secretaria de Educação, que prontamente apoiou o projeto, nos colocando em contato com a diretora do CMEI. Após uma visita para avaliar as necessidades, optamos pela revitalização do parquinho existente e pela instalação de um novo, oferecendo mais opções de brinquedos”, explica a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

Conforme a diretora do CMEI Odette Cominato, Maria Cristiane Ribeiro de Almeida, o novo parque proporcionará mais oportunidades para os estudantes. “O desenvolvimento infantil ocorre de maneira lúdica e as brincadeiras são essenciais nesse processo. As crianças e a comunidade recebem com muita alegria e gratidão”, afirma.

A diretora do Colégio Positivo – Master, em Ponta Grossa (PR), Carla Riquerme de Freitas, destaca a importância da colaboração, que foi fundamental para o sucesso do projeto. “O programa de Logística Reversa envolve toda a comunidade escolar, desde alunos, professores até pais e colaboradores, e fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e a comunidade local”, pontua.

Leia também:
1. Mega-Sena 2773: 13 apostadores de Joinville acertam a quadra
2. “Não se vê mais o céu azul”: professor explica condições do ar em Joinville
3. Obra pode deixar três bairros de Joinville sem água nesta sexta-feira; confira quais
4. Previsão do tempo em Joinville: veja como será o fim de semana
5. Homem morre em confronto com a Polícia Militar em Araquari


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo