Coleta de materiais recicláveis cresce 62,61% em Joinville; confira dados
Prefeitura estuda ações para atender demanda crescente
Em 2023, Joinville registrou um aumento de 62,61% na quantidade de cargas de material reciclável, se comparado com o ano anterior. Em números absolutos, isso significa que em 2022, foram 5.157 cargas de material reciclável e em 2023, essa quantidade foi de 8.386.
Diante desse cenário, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e a Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta de resíduos em Joinville, têm adotado diferentes estratégias para atender essa demanda crescente.
A gerente da Unidade de Limpeza Urbana da Seinfra, Marília Gasperin dos Santos, explica que alguns fatores contribuíram para o aumento.
“As campanhas de educação e conscientização ambiental têm dado resultado e percebemos que as pessoas estão fazendo a separação dos materiais. Paralelo a isso, o mercado teve uma desvalorização no preço do material reciclável, consequentemente, reduziu a quantidade de pessoas fazendo a coleta informal desse material, o que acarretou em maior volume a ser recolhido pela coleta seletiva”, afirma Marília.
Confira os dados
Novembro foi o mês com maior aumento. Em 2022, foram necessárias 425 cargas para a coleta. No ano passado, esse número subiu para 913 cargas. Diante desse cenário, há casos em que a coleta ocorre no turno seguinte ao que estava programada.
Desde meados de 2023, vêm sendo feitas adequações nas estratégias para que essa demanda seja atendida. Até maio eram 75 setores e 15 equipes fazendo o trabalho diariamente. A partir de junho, foram acrescentadas duas equipes. Entre agosto e setembro, houve o acréscimo de mais quatro equipes, totalizando 21 e a reestruturação dos setores, contabilizando 111.
Em breve, o número de equipes vai aumentar para 25. Por esse motivo, a Ambiental está fazendo a contratação de mão de obra e estruturação de equipamentos. A Prefeitura auxilia no planejamento das rotas e setores de coleta. A previsão é que até o início de março, as 25 equipes estejam operando diariamente para fazer a coleta de material reciclável em Joinville.
Fortalecimento das cooperativas de reciclagem
Atualmente, Joinville tem seis cooperativas ou associações cadastradas para receber o material coletado. Como essa quantidade é insuficiente para a demanda, além da Seinfra, as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Meio Ambiente estão desenvolvendo um chamamento público para cooperativas.
A documentação foi enviada para a Secretaria de Administração e Planejamento e agora passa por alterações para posterior publicação. O objetivo é ceder galpões que pertencem ao município para cooperativas que vão participar de um processo de incubação. Desta forma, além de destinar os materiais recicláveis, a Prefeitura vai fomentar a formalização, promovendo a inclusão e a emancipação econômica e social destes trabalhadores.
“É um trabalho que exige a participação efetiva de várias secretarias municipais. Mas isso reforça o empenho da Prefeitura em apresentar ações que deem conta de atender a demanda crescente no município”, conclui Marília.
Leia também:
1. GALERIA – Cachorros para doação no Abrigo Animal de Joinville ganham sessão de fotos
2. Prefeito de Joinville e comitiva participam de encontro com vice-presidente Geraldo Alckmin
3. Saiba quanto choveu em Joinville nas últimas 24 horas
4. Fotógrafa de Araquari cria ‘reality show’ com participantes de Joinville e região; entenda ideia
5. Dengue em Joinville: confira casos registrados e saiba como estão ações de controle
Assista agora mesmo!
BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE: