Coletivo Joinville Lixo Zero leva experiência de educação socioambiental para COP30

Delegação participará da programação da Casa Vozes do Oceano

Coletivo Joinville Lixo Zero leva experiência de educação socioambiental para COP30

Delegação participará da programação da Casa Vozes do Oceano

Redação O Município Joinville

A experiência de Joinville na mobilização socioambiental ultrapassará os limites nacionais. Uma delegação do Coletivo Joinville Lixo Zero embarca para a COP30, em Belém, com a missão de compartilhar o sucesso da cidade mais populosa de Santa Catarina em eventos como a Semana Lixo Zero, posicionando-se como referência nacional no tema da economia circular, educação ambiente, arte e sustentabilidade.

A equipe que representará Joinville é formada por Arthur Rancatti – co-fundador e diretor Executivo do Coletivo; Elis Nhaia – diretora da Saúde da Mulher; Gabriel Bazt – diretor de Fotografia e Vídeo; e Taísa Rodrigues – diretora de Comunicação e Projetos.

A ida é possível por meio do patrocínio da Cidade das Águas, Malwee, Mídia Clean, Nidec, Oceano e WT Viagens Corporativas. A delegação vestirá peças da Malwee, destacando a coleção Ar.voree, que incorpora tecnologia capaz de capturar CO2, reforçando o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.

Vozes locais no palco global da Casa Vozes do Oceano

A participação do Coletivo foi consolidada por um convite da Família Schurmann, por meio da iniciativa Voz dos Oceanos, para integrar a programação da Casa Vozes do Oceano, que estará localizada na icônica Casa das Onze Janelas, em Belém. Este espaço é um ponto de encontro para diversas vozes da sustentabilidade, que acolhe cientistas, designers, empreendedores, políticos, empresários e ativistas que desejam se relacionar, aprender e promover a mudança. A contribuição de Joinville inclui painéis, visitações e podcasts.

Um destaque será o painel “O Futuro começa nas escolas e numa sociedade lixo zero”, que será realizado no dia 18, e contará com Arthur Rancatti como um dos painelistas convidados e Taísa Rodrigues como mediadora, levando a visão de SC sobre a educação ambiental e o papel da comunidade na construção de um futuro mais sustentável.

Acesso estratégico à Blue Zone

Além da participação na Casa Vozes do Oceano, o Coletivo Joinville Lixo Zero conquistou credenciamento para a Blue Zone da COP30. Essa área é o coração da conferência, onde as negociações climáticas oficiais ocorrem e líderes mundiais, cientistas e formuladores de políticas se reúnem.

O acesso à Blue Zone possibilitará à delegação acompanhar de perto as discussões de alto nível, interagir com líderes globais e levar as demandas e soluções de Joinville diretamente ao centro do debate climático. É uma oportunidade ímpar para o Coletivo não só absorver conhecimento, mas também contribuir ativamente para a formulação de estratégias globais.

“Levar a experiência de Joinville e de Itajaí para a COP30 é a validação de um trabalho coletivo e estratégico. Mostra que o que fazemos aqui tem relevância. Nosso objetivo é inspirar outras cidades a olharem para a sustentabilidade como um motor de desenvolvimento e transformação, e a COP30 é o palco ideal para isso”, afirma Taísa Rodrigues, diretora de Comunicação e Projetos do Coletivo Joinville Lixo Zero.

Joinville como hub de informações e inspiração

De Belém, o Coletivo vai atuar como um hub de informações, compartilhando entrevistas e boletins diários sobre sua atuação e a dos demais participantes. A iniciativa visa informar o público sobre os avanços da COP30, e também consolidar a imagem de Joinville como um coletivo referência no âmbito nacional em práticas de Lixo Zero e economia circular. Por meio dessa atuação, o Coletivo pretende que a cidade mais populosa de SC se torne um modelo de inspiração para outras localidades.

“A Voz dos Oceanos sempre acreditou no poder das ações locais para gerar impacto global. Convidar o Coletivo Joinville Lixo Zero para a Casa Vozes do Oceano é reconhecer o trabalho exemplar que eles realizam e a capacidade de inspirar soluções práticas para os desafios climáticos. Estamos ansiosos para ver a contribuição que trarão aos debates em Belém”, pontua Alexandre Moreno, diretor de comunicação e relacionamento da Voz dos Oceanos e da Família Schurmann.

A participação do Coletivo Joinville Lixo Zero na COP30 reforça a capacidade das iniciativas locais de influenciar agendas globais, mostrando que o caminho para um futuro mais sustentável se constrói por meio de engajamento, inovação e a replicação de boas práticas em todos os níveis, provando que a mudança pode e deve começar em casa, para reverberar no mundo.

Sobre o Coletivo Joinville Lixo Zero


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo