Com doença genética rara, paciente de Joinville consegue medicamento ainda não padronizado pelo SUS
A moradora da cidade obteve medicamento para doença de Pompe pela Justiça Federal
Uma paciente de Joinville que tem a doença de Pompe – condição de origem genética que causa fraqueza muscular e outros problemas – obteve na Justiça Federal o direito de receber um medicamento que o SUS ainda não considera como padrão para seu caso.
A sentença é do Juízo da 2ª Vara Federal do município e foi proferida nesta quarta-feira, 26, em processo do juizado especial federal (JEF) cível.
O caso
A dose do medicamento custa cerca de R$ 2,7 mil e a paciente, de 33 anos, precisa de duas aplicações por mês. Segundo a perícia realizada no processo, os tratamentos atualmente disponíveis na rede pública não são suficientes para seu quadro específico.
A decisão confirma liminar concedida em junho de 2022 pela Justiça do Estado de Santa Catarina, ou seja, a paciente já está recebendo o remédio, direito agora confirmado. O cumprimento é de responsabilidade conjunta da União, do estado e do município.
“A prova produzida nos autos [perícia] confirmou a necessidade do medicamento alfa-alglicosidase ácida uma vez que as alternativas de tratamento disponibilizadas pelo SUS já foram utilizadas, e inclusive permanecem em uso, mas não são suficientes para o controle da condição da autora”, afirmou o Juízo.
O requisito da carência de recursos também foi demonstrado à Justiça. A paciente recebe benefício por incapacidade de pouco mais de um salário mínimo.
De acordo com a Associação Brasileira de Pompe, a doença tem incidência de um a 40 casos para cada 50 mil nascimentos e, no Brasil, é de 170 o número estimado de pessoas em tratamento atualmente.
Leia também:
1. 40º Festival de Dança de Joinville: veja guia com todas as atrações do evento
2. Jurado ucraniano participa do Festival de Dança de Joinville pela primeira vez
3. Obra compromete abastecimento de água em bairro de Joinville nesta sexta-feira
4. Discussão entre casal termina em agressão e homem hospitalizado em Joinville
5. Joinville Vôlei abre venda de ingressos para jogo contra a Seleção da Colômbia
Assista agora mesmo!
Palacete Schlemm: a mansão de 1930 com detalhes criados por artista alemão: