Com gol no fim, JEC vira sobre o Barra e vence a primeira na Copa Santa Catarina
Tricolor aproveitou das oportunidades que teve durante o jogo e saiu da última posição da competição
Parecia que seria a terceira partida sem vitória do Joinville na Copa Santa Catarina. Só parecia, já que o atacante Guilherme Cachoeira marcou aos 44 minutos do segundo tempo e sacramentou a vitória de virada do tricolor por 2 a 1 diante do Barra na noite desta quinta-feira, 14, em Itajaí. O outro gol da equipe foi marcado por Lucas de Sá e o do Pescador por Gabriel Jesus, em jogo bem movimentado no estádio Doutor Hercílio Luz.
Domínio do Pescador
A partida teve um início de domínio completo do Barra. Logo aos dois minutos, DG fez ótima jogada pelo lado esquerdo de ataque, foi até a linha de fundo já dentro da área e cruzou para trás. A bola foi na cabeça de Saymom, que cabeceou, mas em cima da linha o zagueiro Lucas Souza salvou o JEC.
Quatro minutos depois, outra grande chance para o Barra em escanteio cobrado na área. O jogador do Barra ganhou na altura e cabeceou. A bola balançou a rede, mas pelo lado de fora.
Mais com a bola, o mandante desta quinta-feira era o dono do jogo, enquanto o JEC parecia não ter entrado em campo.
Em mais duas oportunidades, aos oito minutos, em chute de Caike de fora da área, e aos 11, em chute prensado de Saymom com a zaga do tricolor, o Barra comandava as jogadas de ataque.
Do outro lado, o JEC não conseguia ficar com a bola e tentava lançamentos longos para os atacantes. E um dos poucos que deram certo foi aos 20 minutos.
Após cobrança de falta errada, o JEC saiu em contra-ataque com Guilherme Cachoeira pelo lado esquerdo de ataque. Ele chegou perto da área, mas perdeu o controle da bola, que ficou com o goleiro Júlio.
No bate rebate
Mesmo depois de alguns minutos sem grandes oportunidades, o Barra era melhor e parecia que era questão de tempo até chegar o gol. E chegou aos 38.
Após escanteio, teve um bate rebate na área do JEC e Gabriel Jesus foi o último a bater na bola. Ela morreu no fundo da rede do goleiro Caio.
Nos minutos finais, poucas oportunidades foram criadas para ambos os lados e o Barra foi para o intervalo com a vantagem.
Continua após o anúncio
Barra tem chances, mas não amplia
Para a segunda etapa, o técnico Fabinho Santos colocou o meia Lucas de Sá e os atacantes Walisson e Antônio Porto. Com as mudanças, o JEC começou melhor, mas as primeiras chances foram do Barra.
Aos seis minutos, Diego Lanzarini fez ótima jogada dentro da área, passou pelo zagueiro do JEC pelo lado esquerdo de ataque. Ele chutou colocado e o goleiro Caio fez ótima defesa.
O Barra tentava muitas as jogadas pelos lados do campo. Aos 16, Diego Lanzarini, de novo, recebeu ótimo passe entre a zaga do JEC e saiu livre na cara do gol. Ele tentou tirar, mas Caio fez um milagre com o braço direito. Na sobra, a zaga do JEC brigou e jogou a bola para fora.
Lá e cá
A resposta do JEC foi imediata. Em contra-ataque, Guilherme Cachoeira recebeu passe e deu um chapéu no zagueiro do Barra. Em seguida, ele viu Walisson Pires passando pelo lado direito e passou.
O atacante chutou e o goleiro Júlio fez ótima defesa. A bola sobrou para Walisson de novo e, novamente, Júlio fez a defesa.
Após isso, o jogo ficou frenético. O Barra teve dois lances de perigo aos 21, com Saymom, que recebeu na área e foi travado por Lucas Souza. No lance seguinte, Lucas aproveitou sobra na frente da grande área e chutou forte de perna esquerda. A bola passou com perigo pelo lado esquerdo do gol do goleiro Caio.
A reposta do JEC foi em seguida, em ótimo chute fora da área de Léo Campos. O goleiro Júlio fez a defesa.
Virada tricolor
E já que o Barra não aproveitou as chances de matar o jogo, o JEC sim. Aos 26, o meio Lucas de Sá aproveitou rebote após chute na trave e, dentro da área, colocou a bola para o fundo das redes do goleiro Júlio e empatou o jogo.
Já aos 32, Guilherme Cachoeira, de novo, recebeu sozinho na pequena área, com o goleiro Júlio já vencido. Ele chutou de perna esquerda e a bola bateu na trave.
Dois minutos depois, Cachoeira, de novo, recebe passe pelo lado esquerdo de ataque. Ele saiu na cara do goleiro Júlio, chutou de perna esquerda, mas jogou para fora.
Parecia que o jogo iria encaminhar para um empate em que as duas equipes desperdiçaram ótimas oportunidades para sair com a vitória. Mas só Parecia.
Aos 44, Guilherme Cachoeira, que foi o atacante mais acionado durante todo o jogo, recebeu ótimo lançamento e saiu na cara do gol.
Ele só deu um toque por cima do goleiro Júlio, marcou o gol da virada do JEC e sacramentou a primeira vitória tricolor na Copa SC 2023.
Como fica
Com os primeiros três pontos, o Joinville pula para a sexta posição da Copa Santa Catarina. Mas pode ser ultrapassado por Hercílio Luz (com dois pontos), Nação (com dois pontos) e Internacional de Lages (com um ponto), que ainda jogam na rodada.
Próxima partida
Após dois jogos em Itajaí, o JEC volta a jogar na Arena Joinville na terceira rodada da Copa Santa Catarina. A equipe vai receber o Internacional de Lages no sábado, 23, às 15h.
Barra x JEC
Barra: Júlio; Lucas Nunes (Perin), DG, Gabriel Jesus e João Miguel (Samuel); Guedes, Anthônio (Murilo) e Caike; Cauã, Saymom e Diego Lanzarini (Caio Soares).
Técnico: Adem Karaca
JEC: Caio Guisleri; Caio Valduga; Vitão, Lucas Souza e Léo Campos; Evanderson, Fabrício (Walisson) e Danilo Magalhães (Lucas de Sá); Warley (Ramon César), Guilherme Cachoeira e João Gabriel (Antônio Porto).
Técnico: Fabinho Santos
Gols: Gabriel Jesus (Barra), Lucas de Sá (JEC) e Guilherme Cachoeira (JEC).
Cartões amarelos: João Gabriel (JEC), Anthônio (Barra), Vitão (JEC), Caio Soares (Barra), Matheus Marques (JEC), Krystian (Barra).
Arbitragem
Árbitro: Julio Cesar Pleger (CBF)
Assistente 1: Luciane Rodrigues dos Santos (CBF)
Assistente 2: André Eduardo da Silveira (FCF)
Quarto árbitro: Tainan Bordignon Somensi (CBF)
Assista agora mesmo!
Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim: