Com legado familiar, Rua do Papai é aberta para visitação em Joinville

Cerimônia de abertura foi realizada na noite desta sexta-feira

Com legado familiar, Rua do Papai é aberta para visitação em Joinville

Cerimônia de abertura foi realizada na noite desta sexta-feira

Bernardo Gonçalves

Na noite desta sexta-feira, 24, foi aberta a Rua do Papai Noel, em Joinville. Localizada na rua Braço do Norte, no bairro Atiradores, o local deve receber diversos visitantes para contemplar as decorações de espírito natalino ao longo da via e de 26 residências.

A cerimônia de abertura contou com a Trupe de Duendes e os personagens do Natal de Joinville, Chineque e Chimia, além de uma apresentação de dança com o Movimento Artístico Patrícia Dalchau, música e animação com a Banda do Noel.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth, o evento de abertura da Rua do Papai Noel representa o que é o Natal da cidade, que é a participação da comunidade.

“É algo que nasceu da comunidade, sem ser provocado pelo governo, e passou muito tempo sendo feito somente por conta dos moradores, com cada um fazendo sua parte para que o todo ganhe. Eles pagam decoração, energia, e assim vem todo mundo visitar. Então, para mim, é a celebração do que é Joinville”, exalta.

Legado

A tradição de enfeitar a casa é algo que acontece há muito tempo na rua Braço do Norte, que se tornou a Rua do Papai Noel. Umas das famílias pioneiras é a Willeman, que mora há mais de 50 anos no local

Henrique Wlleman mora com a família na rua há 22 anos, tempo que construiu residência ao lado dos familiares. Para ele, é uma tradição que se repete a cada geração.

“Vai passando de vó para mãe, de mãe para filho. E a gente espera que nossos filhos continuem com essa mensagem e tradição”, espera.

Henrique com a família em frente a casa onde mora. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“E para mim, o que importa (sobre o Natal) é o que está dentro da nossa casa e não o que estamos expondo fora. Essa é a mensagem que gostaríamos de passar para todos os visitantes aqui da rua”, finaliza.

Decoração da casa de Henrique. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Quem também quer que a tradição seja repassada ao filho de 8 anos é Ketlyn Moreira, moradora da rua há dez anos.

“É algo gostoso, até mesmo porque temos uma criança aqui. Ele fica todo empolgado e convida todos os amigos da escola para vir na rua”, revela.

Ketlyn com o filho Victor e a sogra. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Sobre a decoração da casa, diz que a novidade deste ano é um presépio colocado na parte de fora.

“Foi algo que minha sogra e meu sogro fizeram e até levantamos, pois temos uma cachorrinha que rói tudo, mas ficou muito legal esse canto do presépio”, brinca.

Presépio da casa. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Visitação e trânsito

A Rua do Papai Noel, que conta com um portal de entrada, enfeites e iluminação nos postes, estará aberta à visitação do público diariamente, até o dia 6 de janeiro, das 19h à meia-noite, horário em que os moradores desligam a iluminação.

Durante o período, a via estará interditada para o tráfego de veículos. Segundo a prefeitura, pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou idosos que necessitam subir a rua de automóvel devem enviar antecipadamente um e-mail solicitando autorização para autorizacao.detrans@joinville.sc.gov.br.

No e-mail, deve ser informada a placa do carro, data em que a visita será realizada e cópia da credencial de idoso ou pessoa com deficiência. A credencial pode ser solicitada online e gratuitamente no site da Prefeitura de Joinville.

A Rua do Papai Noel integra a programação do Natal de Joinville, que é uma realização da Prefeitura e do Instituto Natal Joinville.

Veja mais imagens:

 


Assista agora mesmo!

Fotos até em velório? No Bar da Zenaide, fotógrafo conta histórias inusitadas de trabalhos já feitos:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo