Com mudança para gravíssimo na matriz de risco, Joinville lança decreto com novas medidas
Entre as principais alterações, está a ocupação de 50% de passageiros no transporte público
Entre as principais alterações, está a ocupação de 50% de passageiros no transporte público
Com a última atualização da matriz de risco da Covid-19, que deixou a região Nordeste, o que incluiu Joinville, no nível gravíssimo, a prefeitura publicou um novo decreto que altera as medidas de enfrentamento à pandemia. O documento (42.650), publicado nesta segunda-feira, 24, já está valendo.
As principais mudanças estão no transporte coletivo, que volta a operar com 50% da capacidade total, incluindo passageiros sentados e em pé; em igrejas e templos religiosos, que devem respeitar 30% da ocupação total; e os eventos sociais, que precisam ter no máximo 60 pessoas, além de considerar o cálculo para garantir que o ambiente comporta esta capacidade de público.
A regra para restrição de circulação de pessoas continua valendo. Fica proibido a utilização de espaços públicos e privados entre a meia-noite e 5 horas, com exceção dos serviços essenciais e deslocamento para atividades laborais.
Segundo a prefeitura, o decreto municipal, válido até 31 de maio, está alinhado com as normas estaduais, portanto as demais atividades também devem ficar atentas às portarias emitidas pelo Governo do Estado que regulamentam o funcionamento dos setores.
É importante que as pessoas respeitem a legislação vigente a fim de evitar uma aceleração na transmissão da doença. As medidas sanitárias de utilização de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel permanecem em vigor.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: