Isabel Lima/Arquivo O Município Joinville e Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Com retorno de Lázaro Ramos na programação, 21ª Feira do Livro de Joinville é lançada
Evento ocorre de 29 de maio a 8 de junho
Na manhã desta terça-feira, 25, a 21ª edição da Feira do Livro de Joinville foi lançada oficialmente. A solenidade aconteceu na sede da OAB Joinville, no bairro Saguaçu, e contou com a presença de escritores locais, autoridades e convidados. A feira ocorre de 29 de maio a 8 de junho, no Expocentro Edmundo Doubrawa, e terá o tema “Todos por um Mundo Melhor”.
As novidades da feira serão os encontros de clubes do livro, influencers literários e de cosplay. A programação ainda terá o retorno do ator e escritor Lázaro Ramos, que esteve na feira de 2023.
O autor Raphael Montes também volta a feira após cinco anos. Ele é criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da Warner Bros Discovery, “Beleza Fatal” e da série “Bom Dia, Verônica” na Netflix, vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (Apca) 2020.
Também escreveu os romances “Suicidas”, “Dias Perfeitos”, “O Vilarejo’”, “Jantar Secreto”, “Bom Dia, Verônica”, e “Uma Mulher No Escuro”, vencedor do Prêmio Jabuti 2020.
Também estão confirmados os autores Alexandre Rampazo, Alessandra Roscoe, Aline Bei, Giba Pedroza, Itamar Vieira Júnior, Léo Cunha, Socorro Acioli e Tino Freitas.
Durante a edição, serão realizadas homenagens ao Rio Grande do Sul, que sofreu com uma grande enchente no ano passado e ainda se recupera dos estragos. O estado está entre os primeiros de maior índice de leitura do país. Também será homenageada a escritora Marina Colasanti, que morreu aos 87 anos em janeiro vítima de pneumonia.
Assim como no ano passado, a Feira do Livro terá a presença de escritores de Joinville e de Santa Catarina, com objetivo de valorizar a cultura catarinense.
“A feira é fundamental para todos os escritores, mas principalmente para o escritor local. É um momento em que ele fica frente a frente com o seu leitor, encontra com as pessoas que leram o livro dele e descobre como a mensagem está chegando a ponta (o leitor)”, destaca a jornalista e escritora Maria Cristina Dias, que representou os escritores locais no lançamento da feira.
“O escritor é um ser que trabalha sozinho, o ato de criação é solitário. Você senta e escreve para alguém abstrato, que é o leitor. Quem é esse leitor? Você vai conhecer em eventos como a Feira do Livro, que também é importante para o leitor. Ele vê, conhece e conversa com quem ele está lendo. É uma troca muito bacana”, reforça.
Confira as atividades que serão realizadas durante a feira:
- Seminário para mediadores da leitura
- Encontro catarinense de bibliotecários
- Palestras para professores
- Oficinas literárias
- Concursos literários
- Contações de histórias
- Apresentações culturais
- Sessões de autógrafos e lançamentos de livros
A programação completa deve ser lançada em breve.
De mãe para filha
A coordenação da Feira do Livro de Joinville passa, a partir deste ano, para Fernanda Brandão, filha de Sueli Brandão, fundadora do evento, que passa a atuar como conselheira.
Fernanda destaca que a Feira do Livro acredita no poder transformador da leitura. “Através dos livros conhecemos a diferença e novos mundos. Com a leitura crítica, nós também desenvolvemos um olhar crítico para todas as situações e acreditamos mesmo no poder de mudar o mundo por meio da leitura. E a feira propõe isso, esses momentos transformadores”, reitera.
Programa Padrinhos
A Feira do Livro de Joinville realiza também o programa Padrinhos, com objetivo de apadrinhar alguns estudantes de escolas mais carentes. A proposta social consiste na aquisição de livros, indicados pelos especialistas, de autores que estarão na feira, para duas turmas de escolas selecionadas.
Os interessados em tornar padrinho podem enviar um e-mail para feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br.
Leia também:
1. Diretor de arbitragem da FCF comenta anulação de gol do Barra que garantiu classificação do JEC
2. VÍDEO – Mulheres que abandonaram gatos em Joinville serão indiciadas
3. VÍDEO – Motorista de aplicativo é preso em Joinville por estupro no Amapá
4. A pedido de Bolsonaro, Zé Trovão cancela manifestação em Joinville em março
5. Governo do estado firma parceria com Instituto em Joinville para cirurgias eletivas pelo SUS
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: