Com retorno de Sargento Lima à Alesc, saiba como fica mandato de Maurício Peixer

PL deve revezar cadeiras na assembleia para manter Peixer como deputado

Com retorno de Sargento Lima à Alesc, saiba como fica mandato de Maurício Peixer

PL deve revezar cadeiras na assembleia para manter Peixer como deputado

Isabel Lima

Com a saída de Sargento Lima da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e retorno à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) neste mês de maio, o mandato de Maurício Peixer (PL) foi interrompido. Peixer é o primeiro suplente do Partido Liberal na Alesc e tem mandato como vereador de Joinville.

Embora possa retornar à Câmara de Vereadores de Joinville, Peixer protocolou um requerimento pedindo licença do cargo até junho. Quem ocupa a cadeira dele é o vereador Cleiton Profeta (PL).

Primeiro suplente na Alesc

No início de 2023, o deputado Estêner Soratto (PL) tomou posse e logo se afastou do cargo para assumir a Secretaria da Casa Civil. Quem ocupou a vaga foi Maurício Peixer (PL). Com a saída dele, Diego Machado (na época PSDB e atual PSD) foi eleito presidente da casa.

Entretanto, no início deste ano, Soratto retornou à Alesc, deixando Peixer sem cadeira. Dois dias depois, em 10 de janeiro, Sargento Lima (PL) se afastou do cargo de deputado para assumir a Secretaria de Segurança Pública. As articulações foram comandadas pelo governador Jorginho Mello, líder do partido em Santa Catarina.

Com a saída de Lima, Peixer voltou a assumir uma cadeira como deputado.

Como fica o mandato

Com Soratto e Lima novamente na Alesc, não sobraram vagas para Peixer, que depende da movimentação política do governo do estado. Conforme o suplente, o deputado Nilso Berlanda (PL) vai sair de licença no fim de maio para que ele assuma o cargo por um mês.

Peixer deve retornar à Alesc em 29 de maio. Em junho, Berlanda deve retornar à assembleia e outro deputado do PL deve sair em licença para revezar com Peixer.

Além de Sargento Lima, que deve concorrer à Prefeitura de Joinville, Soratto e Massoco também são pré-candidatos. Neste caso, seria natural o afastamento do cargo de deputado para focar na campanha.

“Ele não precisa se licenciar para concorrer a prefeito, assim como os outros”, explica Peixer. “Mas talvez eles saiam, vamos conversar para fazer um revezamento, isso veremos com o governador, com a bancada”, conclui o suplente.

Leia também:
1. Saiba quem são os vencedores do concurso Comida di Buteco em Joinville em 2024
2. Aposta de Joinville acerta quina e fatura quase R$ 50 mil em concurso da Mega-Sena
3. Saiba quem é empresária escolhida como pré-candidata a vice-prefeita do PL em Joinville
4. Tupy tem queda no lucro e registra valor histórico na geração de caixa
5. Prefeitura convoca responsáveis por sepulturas abandonadas em cemitério de Joinville; confira lista


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo