Comarca de Joinville completa 132 anos nesta quinta-feira
É uma das mais antigas do estado
É uma das mais antigas do estado
Nesta quinta-feira, 10, é aniversário da comarca de Joinville, uma das mais antigas do estado e também de relevante movimentação. Na passagem pela data, o juiz Yhon Tostes, diretor do Foro Central, relembra o importante desempenho dos envolvidos na rotina de disponibilizar um importante serviço em benefício da população.
“Nesses 132 anos de criação, registramos o nosso eterno carinho aos que aqui já passaram e mantiveram soerguidas as virtudes da magistratura catarinense. Nossa missão constitucional e escolha de vida é servir com humanidade, sensibilidade social e justiça de forma transparente, isonômica e aos que mais necessitam num país tão complexo e com abismos sociais. Só temos gratidão a toda a população de Joinville e respeito por suas instituições, com as quais mantemos uma relação republicana de respeito, harmonia e independência, em especial com os representantes do Ministério Público, com a Subseção da OAB e com o Legislativo e Executivo municipal”, diz o magistrado.
No momento, no prédio central atuam 22 juízes de direito e três substitutos. Já no Fórum Fazendário, estão em atividades quatro magistrados. Para o atendimento de toda a demanda jurisdicional, os complexos contam com 311 colaboradores entre efetivos, terceirizados, policiais militares, estagiários, residentes judiciais e voluntários.
Além dos juizados e das varas, o prédio do Fórum Central abriga o Ministério Público Estadual, Cejusc, Distribuição Cível e Criminal, Contadoria Judicial, biblioteca, setores de informática e psicossocial e Secretaria do Foro.
As sessões presenciais do tribunal do júri acontecem normalmente nas terças e quintas-feiras. A exceção será no mês de agosto, quando ocorrerá um mutirão de audiências de segunda a quinta-feira.
Em pauta estarão 20 processos que envolvem réus soltos. O objetivo é efetivar a justiça e proporcionar a sensação de segurança e ordem na cidade. O expediente externo do Fórum Central e do Fórum Fazendário é de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.
Leia também:
– Saiba como aconteceu atropelamento em frente à Câmara de Vereadores de Joinville
– Homem procurado pela Interpol é preso pela PF em Santa Catarina
– Falta de remédios para quimioterapia no Hospital São José preocupa pacientes em Joinville
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: