Comerciantes de Joinville registram queda de vendas com redes sociais fora do ar

Aplicativo facilita o contato com clientes já que possibilita o envio de fotos, por exemplo

Comerciantes de Joinville registram queda de vendas com redes sociais fora do ar

Aplicativo facilita o contato com clientes já que possibilita o envio de fotos, por exemplo

Fernanda Silva

Com o WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar desde 12h30 desta segunda-feira, 4, comerciantes de Joinville já registram queda nas vendas. O aplicativo de conversa facilita o contato com os clientes, pois possibilita o envio de fotos, vídeos e áudios.

Proprietária da Floricultura Emoções, Maria Aparecida Ferreira utiliza o WhatsApp diariamente em suas vendas, já que pelo canal pode tirar dúvida dos clientes e enviar fotos das opções de flores disponíveis. Atende, inclusive, pessoas de fora do estado, moradores de São Paulo e Minas Gerais.

“Estão entrando em contato por telefone, mas não conseguimos mandar fotos dos arranjos, então, não podem ver o que comprar”, diz Maria. Sem o aplicativo, perdeu alguns contatos e, consequentemente, algumas vendas.

Além do WhatsApp, outros aplicativos estão indisponíveis nesta segunda-feira. Catia da Silva, proprietária do Recloth Brechó, utiliza o Instagram como ferramenta para as vendas. Ela posta as novidades diariamente e, por ali mesmo, fecha negócio. “É um canal bem forte. Inclusive na pandemia foi o que nos salvou”, afirma.

Com o uso dos aplicativos Catia pode correr atrás dos clientes, chamando a atenção com as postagens e, então, concluir a venda de forma online. Agora, sem esse meio de comunicação, ela é quem precisa ser encontrada somente pela loja física.

Vários canais de venda

Com o crescimento da utilização de aplicativos, o comércio tem utilizado vários canais para divulgar seus produtos. No caso da loja de alimentos 2Marias, além do espaço físico, também realizam vendas pelo WhatsApp, Instagram e IFood.

Hoje, com a queda de parte das redes sociais, restaram apenas dois dos quatro principais canais usados no comércio. Com a queda do WhatsApp e Instagram, caíram também o número de pedidos.

“São os principais meios de comunicação. Hoje, estamos só com o Ifood. Esperamos que [as redes sociais] voltem logo”, relata Evelyn Catarina, atendente na 2Marias.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo