X
X

Buscar

Comércio não deve ter crescimento acentuado muito em breve, diz CDL Joinville

Setor mais atingidos pela pandemia terminou o ano com saldo negativo de empregos

O comércio foi um dos segmentos mais afetados em 2020 pela pandemia da Covid-19 em todo o Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor atingiu seu pior resultado em abril.

Em Joinville não foi diferente. O setor encolheu em 198 empregos. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)  ainda mostram que foram registradas 19.658 admissões contra 19.856 desligamentos.

Marcos Antônio Bittencourt, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, afirma que, com a pandemia, bares, restaurantes e similares tiveram que fechar as portas com as medidas restritivas impostas pelas autoridades e, para não quebrarem, encontraram novas formas de oferecer os alimentos, com delivery e take away (espaço comercial, do gênero restaurante, destinado ao preparo e comércio de refeições que são levadas e consumidas em outro local), repaginando seus negócios.

Leia também: Entidades empresariais de Joinville comemoram saldo positivo na geração de empregos

“No entanto, tiveram que demitir muitos funcionários. Com a retomada no segundo semestre de 2020, a nova forma de trabalhar não resultou em novas contratações”, explica Bittencourt.

Por conta das medidas restritivas, pontua, clientes procuraram menos lojas físicas e apostaram suas comprar pela internet.  No Natal, onde a contratação de temporários também ajuda a aumentar o número de pessoas empregadas, 2020 passou por reformulação e as novas vagas não surgiram.

“Assim, o comércio de Joinville não retomou os números de crescimento esperado para o período e não deve ter crescimento acentuado muito em breve”, assinala.

Apesar do resultado negativo no setor comercial, entidades empresariais de Joinville comemoraram o saldo positivo na geração de empregos.

O prefeito Adriano Silva (Novo) disse que diversificação econômica e alta do dólar contribuíram para este resultado.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube