Comissão do Conselho Municipal de Saúde discute situação da atenção básica em Joinville

Grupo atua há um ano em busca de soluções para a rede

Comissão do Conselho Municipal de Saúde discute situação da atenção básica em Joinville

Grupo atua há um ano em busca de soluções para a rede

Thiago Facchini

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joinville tem uma comissão para discutir a situação da rede de atenção primária da cidade. Os trabalhos acontecem desde o ano passado, após a criação em assembleia-geral em abril.

Trata-se de uma comissão provisória. O coordenador do grupo, Douglas Calheiros Machado, afirma que, apesar de provisória, não há um prazo para conclusão dos trabalhos da comissão.

“A comissão já realizou algumas reuniões com os técnicos da Secretaria de Saúde de Joinville, assim como com representantes de instituições vinculadas ao SUS”, afirma Douglas.

A comissão, apesar de ter “validade” por ser temporária, não deve apresentar um parecer final sobre os trabalhos realizados, mas possui compromisso de trazer questões da atenção primária ao conselho.

Após um ano de trabalho, a comissão discute atualmente a proposta de atuação e solução para os atendimentos de pediatria, especialidade destinada a crianças e adolescentes.

“O objetivo é contribuir com o gestor municipal na discussão de soluções visando o fortalecimento e organização da Atenção Primária da Secretaria de Saúde em Joinville, tendo em vista que as Unidades Básicas de Saúde são portas de entrada para o SUS”.

Atenção ao básico

A atenção básica consiste nos serviços de saúde que são os “atendimentos iniciais” aos pacientes. O serviço também é conhecido como atenção primária. Não há diferença entre os termos.

O coordenador afirma ainda que considera a criação da comissão como “um grande diferencial na história do CMS nos 30 anos de existência do conselho”, conforme classifica.

“Nunca tínhamos criado um espaço de discussão específico para o tema, apesar de que sempre falamos da importância da atenção primária no município”, comenta Douglas.

Ele avalia que as discussões e propostas têm sido lentas. A justificativa, ainda de acordo com Douglas, é a quantidade de assuntos a ser abordada pela comissão.

Questionado sobre a alta demanda que a cidade registra quando se trata da atenção básica, Douglas afirma que “a comissão tem como o próximo ponto de pauta a organização do atendimento dos profissionais pediatras e ginecologistas na atenção primária”.


Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo