+

Comissão da embaixada do Haiti realiza atendimentos para migrantes em Joinville; saiba onde

Ação atenderá 1,2 mil pessoas

Comissão da embaixada do Haiti realiza atendimentos para migrantes em Joinville; saiba onde

Ação atenderá 1,2 mil pessoas

Redação O Município Joinville

Nesta segunda-feira, 27, ocorreu o primeiro dia dos trabalhos da Comissão Consular da Embaixada do Haiti, em Joinville. Neste primeiro dia, foram atendidos na UniSociesc (campus do Boa Vista) 200 migrantes, que podem emitir e renovar passaportes, além da Carteira de Identidade Haitiana. Até neste sábado, 2, serão atendidas 1,2 mil pessoas, todos por agendamento prévio, que está esgotado.

A vinda da Comissão Consular a Joinville atende uma solicitação das Associações de Migrantes e da Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos. Segundo a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, um dos objetivos dessa ação em Joinville é dar acesso à cidadania aos migrantes haitianos que residem em Joinville.

“O projeto teve início em 2019, trabalhamos com mulheres em situação de vulnerabilidade, como violência doméstica, presidiárias e migrantes. Procuramos parcerias com a iniciativa privada e pública para oferecermos cursos e palestras a elas, com orientações sobre como começar uma nova vida em um país estrangeiro. Para atender à demanda dos migrantes que vêm para Joinville, ampliamos o escopo do projeto para homens também”, diz a professora e coordenadora do projeto de extensão Voz – Mulheres Visíveis, Ana Carolina Soares Duarte. Segundo ela, entre os principais grupos migratórios que chegam à cidade estão haitianos, venezuelanos e congoleses.

Na próxima semana, mais uma iniciativa social proporcionará outros encaminhamentos a migrantes. O Mutirão de Atendimento para Preparo de Documentação Migratória em Joinville será realizado entre terça e quarta-feira, 5 e 6, no Espaço Farol, das 13h às 17h.

Serviço

O quê: Emissão e renovação de passaportes e Carteira de Identidade Haitiana;
Quando: de 28/6 a 1/7;
Onde: Núcleo de Práticas Jurídicas da UniSociesc Joinville, das 9h às 17h – rua: Gothard Kaesemodel, 833, Anita Garibaldi.

O quê: Mutirão de Atendimento para Preparo de Documentação Migratória em Joinville;
Quando: terça e quarta-feira, 5 e 6;
Onde: Espaço Farol, das 13h às 17h – rua: Max Colin, 550, América.

Leia também:
Reforma administrativa da Prefeitura de Joinville é aprovada em mais uma comissão da Câmara
Prefeitura de Balneário Camboriú tenta entender motivos de público abaixo do esperado na Marcha para Jesus
“Tive que reler várias vezes”, conta confeiteira após cliente pedir para devolver bolo de aniversário em Joinville
VÍDEO – Descubra os benefícios de um Jardim de Inverno para os dias frios
Arteris passa a aceitar pagamento por celular em pedágios da BR-101 em SC

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo