Comissão de Urbanismo debate agilidade no tombamento de imóveis em Joinville

Reunião ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Comissão de Urbanismo debate agilidade no tombamento de imóveis em Joinville

Reunião ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville

Redação O Município Joinville

A demora na análise do processo de tombamento de imóveis em Joinville foi o principal tema de debate no encontro desta semana da comissão de Urbanismo. A reunião no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville contou com a participação de representantes da secretaria de Cultura (Secult), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

Membro de Urbanismo, o vereador Adilson Girardi (MDB) apresentou questionamentos a serem respondidos pelos representantes do Executivo que participavam da reunião. Entre as questões de Girardi, estavam a quantidade de imóveis tombados e em processo de tombamento no município, além dos prazos para a análise e a existência ou não de benefícios fiscais para os proprietários de imóveis que aguardam o resultado da análise de tombamento.

Para Girardi, há grande preocupação com relação a demora da viabilidade ou não do tombamento, já que nesse intervalo o imóvel fica sem encaminhamento. Presidente da comissão, Diego Machado (PSDB) discursou ao encontro da preocupação de Girardi e classificou que a falta de agilidade deixa os proprietários numa “encruzilhada”.

Conforme informações apresentadas pelo secretário de Cultura, Guilherme Gassenferth, Joinville possui 144 bens tombados, 18 bens em processo de tombamento e cerca de 450 imóveis em interesse de tombamento.

Para a aceleração dos processos, Guilherme apontou como caminhos a realização de mutirões de análise e parcerias com universidades. O secretário também salientou a necessidade de aumentar a equipe responsável pela atividade.

Como encaminhamento da reunião, Girardi apresentou requerimento verbal com a intenção de enviar uma moção à Prefeitura. O documento deve pedir que sejam feitas parcerias para dar agilidade nas análises. Outra proposta do vereador é que a Prefeitura estude a possibilidade de conceder benefício fiscal aos 450 proprietários de imóveis que aguardam os resultados de processos.

Integram a Comissão de Urbanismo os vereadores Diego Machado (PSDB), Wilian Tonezi (Patriota), Neto Petters (Novo), Sidney Sabel (DEM) e Adilson Girardi.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo