X
X

Buscar

Comissão discute projeto para pagar piso salarial aos agentes de saúde em Joinville

Reunião aconteceu nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 9, foi discutido em reunião extraordinária da Comissão de Legislação, da Câmara de Vereadores de Joinville, o projeto que dispõe sobre o pagamento do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, enviado pela Prefeitura de Joinville.

Na reunião, foi definido o relator do projeto, que será o vereador Alisson Julio (Novo). O vereador relatou que a comissão está aberta para receber a categoria nas reuniões e suas sugestões sobre o projeto. E que não há pressa em relação à tramitação do projeto.

Vereador Alisson será relator do projeto. | Crédito: CVJ/Divulgação

“Queremos deixar muito claro que se trata de um pleito de direto e digno da categoria. E se trata do cumprimento de uma lei federal e de uma emenda à constituição”, explica o vereador. Segundo ele, a comissão cumprirá o que preconiza a lei federal.

O Sinsej – sindicato dos servidores de Joinville esteve presente na reunião junto aos servidores da categoria. Jane Becker, presidente do Sinsej, falou sobre a satisfação do relato do vereador e que gostaria que a Emenda Constitucional nº 120 seja cumprida.

“Peço para que a categoria possa acompanhar a comissão e que essas reuniões sejam feitas no período noturno, para que os servidores não precisem faltar em seu trabalho”, pede Jane. Outro pedido foi referente a uma reunião com o prefeito Adriano Silva (Novo) e os representantes do poder público para que o sindicato possa apresentar as emendas e reivindicações da categoria.

Crédito: CVJ/Divulgação

O pedido foi aceito por meio de um requerimento do vereador Lucas Souza (PDT). O requerimento pediu por uma reunião da Comissão de Legislação na próxima segunda-feira, 15, às 19h30, com os representantes do executivo e demais autoridades.

Repúdio

Em seu momento de fala, a presidente do Sinsej, Jane Becker, manifestou repúdio do sindicato às coordenações que, supostamente, estariam assediando e ameaçando os servidores que saíram dos seus locais de trabalho para ir à Câmara de Vereadores de Joinville.

Servidores protestaram por meio de cartazes na reunião. | Crédito: CVJ/Divulgação

Para ela, os servidores foram até o local lutar pela aplicação de uma lei que é de direito da categoria. “Estão enviando mensagens aos servidores, assediando, dizendo que vai ter desconto de salário, mesmo aqueles que tem banco de horas positivo”, relata Jane.

Na reunião, o vereador Lucas Souza pediu por um requerimento, por meio da Comissão de Legislação, a Secretaria de Gestão de Pessoas, para que os profissionais tenham as faltas abonadas e justificadas.

Crédito: CVJ/Divulgação

A Prefeitura de Joinville relatou que está verificando o projeto e discutindo as demandas com a categoria. “Ainda não há uma definição sobre o assunto”, relatou a prefeitura em nota.

Leia também:
Polícia realiza operação contra fraude em compra de kits de alimentação em Barra Velha
Ciclista morre após colidir em veículo na BR-101, em Joinville
Lutadora do UFC, de Jaraguá do Sul, teria aplicado golpes contra técnico e outros profissionais de SC
Polícia Federal apreende 47 quilos de cocaína em Itajaí; droga veio da fronteira entre Brasil e Paraguai
Suspeito de matar mulher e filho em Blumenau diz não saber porque cometeu o crime; confira detalhes do depoimento